Praias
   
Outros
   

Praias Voltar ao topo da página














 

Apesar de não ser muito extensa, a costa marítima de Itajaí é muito bonita e atraente, parada obrigatória de turistas. A cidade possui seis praias, que apesar de estarem lado a lado, apresentam características próprias e distintas. A ótima qualidade da água, as encostas de morros cobertos pela Mata Atlântica e as belezas naturais são os pontos comuns a todas elas. O acesso a todas essas praias é mais fácil e bem sinalizado indo do centro da cidade pela Av. Deputado Evaristo Canziani, na direção Norte-Sul.

 

Praia do Atalaia

 
Esta é a praia mais próxima do centro, fica bem ao lado do bairro Saco da Fazenda e é separada do Rio Itajaí-Açu pelo molhe Sul da Barra. Praia de mar aberto, suas ondas são consideradas as mais regulares do Brasil e propícias à prática do Surf, uma das favoritas dos nativos da região. Oferece uma boa infra-estrutura aos visitantes, como bares, estacionamento, chuveiros e posto salva-vidas. É também palco de campeonatos de futebol, vôlei e esportes de areia durante todo o ano.

Praia de Geremias

 

Os 200m de extensão, as águas rasas, limpas e mansas fazem desta praia um recanto quase particular. O mar é ideal para crianças e banhistas pouco experientes. A praia, no entanto, é cercada de casas construídas à beira da areia. O acesso é fácil, sendo feito pelos extremos da praia, entre as construções de casas. É nesta praia que está um dos principais cartões-postais da cidade, o Bico do Papagaio, uma curiosa formação rochosa que lembra a cabeça de uma ave.


Praia de Cabeçudas

 

Esta é a praia mais urbanizada e movimentada de Itajaí, que oferece a melhor infra-estrutura turística com hotéis, pousadas e restaurantes. O calçadão de Cabeçudas já foi um dos mais charmosos de Santa Catarina. Hoje divide as atenções com outras praias da própria cidade, como a Brava e a Praia dos Amores. Os visitantes podem andar por um trapiche natural, formado por pedras, que fica no meio da praia, dentro do mar. Outra opção é se exercitar no calçadão, pescar ou ainda curtir a vista panorâmica da praia no alto da escadaria da Capela Santa Terezinha.


Praia Brava

 
Foi a dificuldade no acesso à praia que manteve este lugar bonito e preservado. Aos poucos, o mar límpido e agitado atraiu surfistas de todos os lugares e hoje a Brava sedia etapas de diversos campeonatos internacionais de surf e jet-sky. Além desses esportes, o frescobol também é permitido e bastante praticado nas areias da praia. Na alta temporada, os 3 km de extensão da praia ficam lotados e a infra-estrutura primitiva é problema na hora de estacionar, conseguir banheiros ou chuveiros. Ecologistas e moradores da praia estão sempre em constante alerta para evitar ilegalidades que possam depredar o lugar. Famosa por sua badalação e gente bonita, é na Brava que se encontra uma das únicas boates da cidade, o Warung Beach Club, eleito como a melhor casa de música eletrônica do Brasil e que tem a vista do mar como paisagem decorativa.

Praia do Morcego

 

Um recanto de natureza praticamente virgem, isolado e perfeito para descansar. O acesso à praia só é possível através de uma trilha pelo Morro do Farol ou pelas areias da praia Brava quando a maré está bem baixa. O mar é bastante agitado, sendo muito procurado pelos surfistas. Além disso, suas águas têm potencial terapêutico devido à alta concentração de iodo. Em um dos paredões que cercam esta praia, fica a Caverna do Morcego, uma gruta de quatro metros de largura e 50 de profundidade que se formou com a ação do mar ao longo do tempo. E como o próprio nome diz, é habitado por muitos morcegos.


Praia dos Amores

 

Na divisa entre Itajaí e Balneário Camboriú fica esta praia tranqüila e de natureza exuberante. O mar claro e agitado é um atrativo a mais para os surfistas e praticantes de body-board. O Morro do Careca de 160 metros de altura, no costão direito da praia, possui uma rampa para salto de vôo livre, para os amantes de esportes mais radicais. Ao longo da orla os pontos de maior movimento ficam nos quiosques suspensos em pequenos trapiches, foram construídos para não depredar a vegetação de restinga da praia. Apesar disso é um lugar calmo, perfeito pra quem quer curtir um bom descanso.

 


Outros atrativos naturais Voltar ao topo da página

 

Morro da Cruz

 

Localizado bem no centro da cidade, com 180m de altura, o Morro da Cruz, assim chamado desde 1980 quando uma cruz foi fixada no seu topo, oferece a mais bela vista panorâmica de Itajaí e das cidades vizinhas. De lá pode-se avistar o encontro do rio Itajaí-Açu com o mar, entre os Molhes da Barra, o movimento de grandes navios rumo ao porto, o estádio de futebol Hercílio Luz e toda a encosta litorânea. A estrada de acesso é fácil e bem sinalizada. Vindo da BR 101 pelo trevo de Brusque, ele está localizado quase no final da avenida à direta, próximo à Univali. O restaurante Castelo Montemar, construído com pedras no estilo medieval no topo do morro, se transformou em mais uma atração e opção de lazer em Itajaí.


Bico do Papagaio

 

Cabeça de um gigantesco pássaro com cerca de 4,5m de altura, esculpido acidentalmente em uma rocha durante as explosões da abertura da estrada que liga o centro de Itajaí e a praia de Cabeçudas. É um cartão-postal natural da região.


Trilha Ecológica do Farol

 

No costão esquerdo da Praia de Cabeçudas fica a Trilha Ecológica do Farol, que além de ter como destino lugares surpreendentes, ensina também o nome das plantas nativas, já que possui ao longo de todo seu trajeto placas com identificação da flora local. Esta trilha dá acesso à praia do Morcego e a uma outra pequena praia deserta chamada pelos surfistas mais aventureiros de Praia da Solidão. O lugar é bastante isolado, praticamente virgem e desconhecido por muitos moradores de Itajaí. A vista de cima da trilha, sobre um penhasco, mostra a cor do mar e da areia, que somados aos paredões rochosos formam uma paisagem indescritível.

 



Copyright © 2002 - 2015 - Multinet Sistemas Ltda
Guia Santa Catarina - Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco
 

 

Cidades:
Araranguá
Balneário Camboriú
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Garopaba
Governador Celso Ramos
Itajaí
Itapema
Jaraguá do Sul
Joinville
Lages
Laguna
Palhoça
Penha
Piçarras
Piratuba
Porto Belo
Santo Amaro da Imperatriz
São Francisco do Sul
Treze Tílias
Florianópolis
Guia Floripa - O Endereço de Florianópolis na Internet

Empresas associadas:
Itajaí
Locadoras de Veículos
Hotéis
Florianópolis
Locadoras de Veículos
Hotéis
Casas e Apartamentos
Aluguel Anual
Imobiliárias
Hotéis para Animais
Pousadas
Residenciais, Aparts e Flats
Albergues, Hostels ou Backpackers
Campings
Vans e Ônibus - Traslados
Ecoturismo
Agências de Turismo
Taxi
Passeios de Barco
Transporte Rodoviário
Fretes e Mudanças
Laguna
Ravena Cassino Hotel
Imbituba

Cabanas Alto Mar

Garopaba
Le Mans Rent a Car
Palhoça

Pousada Amarelo Hibisco
Praias de Floripa

Bombinhas

Aquarela do Mar Pousada
Pousada George´s Village
Pousada Pedra Salgada
Pousada do Arvoredo

Le Mans Rent a Car
Pousada Águas do Marical