Praias
Cachoeiras
Ecoturismo

Praias Voltar ao topo da página












 
Praias para todos os gostos

Cinco praias com características distintas e de fácil acesso fazem de Itapema um dos lugares mais requisitados do litoral catarinense. Há praias para quem adora se expor ao sol e se banhar. Há praias movimentadas, onde até o palmo de areia é disputado; outras para quem quer ficar em paz com a natureza. Há ainda as mais agrestes, locais onde ainda hoje, sobrevivem vilas de pescadores artesanais, próprias para aqueles que fogem do agito e buscam sossego.

A praia de Itapema, por exemplo, fica bem no centro, entre Meia Praia e a Praia de Ilhota. Com mar calmo e cristalino, divide espaço com grandes hotéis, bares e restaurantes. Já a Meia Praia é a maior de todas, a mais conhecida e a mais freqüentada pelos turistas. O comércio é diversificado e possui uma rede imobiliária bem estruturada. No final de tarde, quando o sol se põe, os bares ficam lotados e a paquera rola solta, numa mistura de gente bonita, alto astral e o mais belo visual do mar. Para aqueles que preferem o sossego, entretanto, a praia do Costão ou Canto da Praia é o lugar mais adequado. Com um clima tranqüilo de uma vila de pescadores, é possível fazer passeios de barco, desfrutar de um peixe fresquinho na beira da praia ou simplesmente apreciar a paisagem típica açoriana, que deu origem a colonização de Itapema. Caminhar sobre as rochas do Costão e admirar a orla marítima é uma boa pedida para quem vai para esses lados.

Mais adiante fica a praia do Cabeço ou Grossa, que também merece destaque pelo visual. Cercada pelo verde exuberante das encostas, a praia é selvagem e uma excelente opção para o surf devido as boas ondas que se formam. Já a praia de Ilhota, fica próxima a BR-101 e é um dos recantos mais exóticos de Itapema. Formada com águas cristalinas e correntes fortes vindas de mar aberto - é ideal para quem gosta de desafiar as forças das ondas.

Meia Praia

 

Com 3,5 quilômetros de praia, a Meia Praia é a maior de todas as praias e onde está concentrada a maior estrutura de serviços da cidade, assim como as principais opções noturnas.

Pousada Marina Costa Esmeralda

 

Plaza

 

Praia que atende a infra-estrutura do paradisíaco Itapema Resort.


Praia do Cabeço ou Grossa

 

Seguindo pelo Canto da Praia, a praia do Cabeço é selvagem e emoldurada por uma grande área verde. Distante 5 quilômetros do Centro de Itapema, o acesso se dá por tilhas e o mar é propício ao surf.


Ilhota

 

Distante 3,5 quilômetros de Itapema, Ilhota conserva sua beleza natural. Possui águas cristalinas e muito fortes, vindas do mar aberto.


Canto da Praia

 

Também conhecido como reduto dos pescadores, o Canto da Praia é um dos pontos mais bonitos e visitados de Itapema. Na orla dessa localidade pode-se contemplar o vai e vem dos barcos que trabalham na pesca artesanal, além da paisagem típica açoriana, que deu origem a colonização de Itapema.


Centro

 

A praia que banha o centro de Itapema possui águas calmas e cristalinas. Por dividir espaço com grandes hotéis, bares e restaurantes, se transformou num dos locais mais agitados da cidade. Além disso, há uma área destinada às atividades e eventos esportivos e uma avenida a beira mar, o que aumenta a cada ano o número de turistas.

 

 


CACHOEIRAS
Voltar ao topo da página

 

Cachoeira do Sertão

 

Localizada no Sertão do Trombudo, a cerca de 8 quilômetros do centro, possui águas claras e límpidas, que abastecem o município de Itapema (meia praia), Porto Belo, Bombas e Bombinhas. Possui um riacho com pedras, sem muita profundidade e é cercado de árvores exóticas e Mata Atlântica.


Cachoeira do São Paulinho

 

É a mais atraente e a mais freqüentada de todas. Situada na bacia do Bairro São Paulinho a aproximadamente 3 quilômetros do centro, é ideal para quem gosta de fazer um passeio ecológico, percorrendo trilhas e aprendendo mais sobre a Mata Atlântica.


Rio Itapema

 

Localizada na subida do morro do Areal a cerca de 10 quilômetros do centro, é também área de preservação ambiental. As águas são límpidas e abastecem o centro de Itapema. Nos últimos anos, a procura por terrenos nesta região vem crescendo muito.


Cachoeira do Sertãozinho

 

Uma das menores e menos atraente. Fica no Bairro do Sertãozinho a cerca de 1 quilômetro.


Cachoeira do Bairro Ilhota

 

Distante cerca de 12 quilômetros do centro, fica no Bairro Ilhota e é área de preservação permanente.

 

 


ECOTURISMO Voltar ao topo da página

 

Privilegiada por cenários de rara beleza, Itapema proporciona roteiros indescritíveis para quem procura um turismo ecológico. É o caso de algumas cachoeiras, localizadas no outro lado da BR-101 (lado contrário das praias), próximo aos morros mais afastados da cidade. Lá é possível fazer caminhadas, escaladas e outras atividades, sempre com a consciência de preservar o meio ambiente. A fauna e a flora nativas também mostram toda a exuberância da Mata Atlântica. Quem optar por desbravar as matas que contornam a BR-101, pode se deparar com exemplares de tatus, cotias, quatis, cães do mato, macacos prego ou aves como tucanos e aracuãs.

Um outro passeio interessante é subir o Morro da Gurita. Com 200 metros de altura e várias trilhas para caminhadas ecoturísticas, o passeio proporciona uma vista inigualável, não só de Itapema como de outras cidades adjacentes. Durante a subida, á possível avistar espécies de plantas e animais, característicos da região catarinense. Outras opções são o Morro do Trombudo, coberto por vegetação remanescente da Mata Atlântica, e o Morro do Encano. Este último, com enormes pedras, que são as principais características do local.

 



Copyright © 2002 - 2015 - Multinet Sistemas Ltda
Guia Santa Catarina - Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco
 

 
Cidades:
Araranguá
Balneário Camboriú
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Garopaba
Governador Celso Ramos
Itajaí
Itapema
Jaraguá do Sul
Joinville
Lages
Laguna
Palhoça
Penha
Piçarras
Piratuba
Porto Belo
Santo Amaro da Imperatriz
São Francisco do Sul
Treze Tílias
Florianópolis
Guia Floripa - O Endereço de Florianópolis na Internet