Cachoeira do Pirata – Foto de: Tripadvisor

 

A Cascata do Pirata, localizada em São Joaquim, é uma das joias naturais da Serra Catarinense. Situada a cerca de 19 km do centro da cidade, o acesso se dá por 12 km de asfalto pela SC-110 em direção a Bom Jardim da Serra e mais um trecho de estrada de terra, com bifurcações que exigem atenção às placas indicativas. A queda d’água está inserida na Fazenda Refúgio do Pirata, uma propriedade particular da família de Rogério Pereira, conhecido como “Pirata”, que há mais de 50 anos preserva o local.

A cascata é formada pelo Rio Pastinho e pode ser admirada da estrada, mas para uma experiência completa é possível chegar até sua base por uma trilha fechada. Essa caminhada, recomendada apenas para trilheiros experientes ou acompanhados de guias locais, é recompensada com uma vista deslumbrante de uma queda de 15 metros em meio à mata preservada — perfeita para um banho refrescante em dias quentes. Apesar de sua localização em propriedade privada, a visita à cachoeira é gratuita e não é permitida a prática de esportes como rafting.

A região onde está a Cachoeira do Pirata é próxima a pontos turísticos como o Snow Valley e a icônica Serra do Rio do Rastro, tornando o local uma excelente parada para quem deseja relaxar e se conectar com a natureza. Com acesso razoavelmente simples, paisagem encantadora e águas cristalinas, a Cascata do Pirata é mais um motivo para explorar as maravilhas da serra catarinense.