Cachoeira e maior pinheiro de santa catarina
Viajar pela Serra Catarinense proporciona encontros inesquecíveis com a natureza, e a Cascata do Pirata é um dos destaques entre as paisagens da região. Situada a cerca de 19 km do centro de São Joaquim, a cascata pode ser acessada por 12 km de asfalto pela SC-110 em direção a Bom Jardim da Serra, seguidos de estrada de terra, exigindo atenção redobrada devido às bifurcações, sendo recomendável seguir as placas indicativas até a Fazenda Refúgio do Pirata, onde a cachoeira está localizada. A queda d’água, formada pelo Rio Pastinho, possui cerca de 15 metros de altura e pode ser avistada já da estrada, com acesso à base por uma trilha estreita indicada para quem tem experiência ou está acompanhado por guias.
A trilha até a base da Cascata do Pirata recompensa os visitantes com uma vista surpreendente, em meio à mata nativa. É um ótimo destino para relaxar, especialmente nos dias quentes, quando nadar em suas águas límpidas se torna um convite irresistível. A cachoeira está situada em uma propriedade particular, e o percurso inclui a cabeceira da queda, com o restante sendo feito a pé.
Outro ponto turístico imperdível da região é o famoso pinheirão de São Joaquim, reconhecido como a maior araucária do Brasil e do mundo, com cerca de 900 anos de idade. Essa majestosa árvore possui 9,20 metros de circunferência e 40 metros de altura, localizada na Fazenda e Pousada Pinheirão, a 34 km do centro da cidade e próxima ao distrito de Pericó. O acesso até o pinheiro é feito por uma trilha cercada por xaxins centenários, o que torna o passeio ainda mais especial.
Ambos os destinos — a Cascata do Pirata e o Pinheirão — oferecem experiências singulares de conexão com a natureza, sendo ideais para quem busca aventura, contemplação e contato com o patrimônio natural da Serra Catarinense.

Pinheirão de São Joaquim – Foto de: Os caminhos da neve | https://vandertrekking.blogspot.com/
Pinheirão de São Joaquim
A maior araucária do Brasil e possivelmente da América do Sul está localizada em São Joaquim, no distrito de Pericó, dentro da Fazenda e Pousada Pinheirão. Conhecida como o “Pinheirão de São Joaquim”, essa árvore milenar tem uma idade estimada em cerca de 900 a 1.000 anos, e impressiona pelas suas dimensões: 39,2 metros de altura, 3,25 metros de diâmetro, 10,21 metros de circunferência (com medições de 2016) — embora alguns estudos indiquem até 15,20 metros de circunferência. Trata-se de uma fêmea da variedade Caiová, que ainda produz pinhas e permanece viva e imponente a 1.300 metros de altitude, próxima à divisa com Urubici.
Cachoeira do Pirata
A Cascata do Pirata, localizada em São Joaquim, é uma das joias naturais da Serra Catarinense. Situada a cerca de 19 km do centro da cidade, o acesso se dá por 12 km de asfalto pela SC-110 em direção a Bom Jardim da Serra e mais um trecho de estrada de terra, com bifurcações que exigem atenção às placas indicativas. A queda d’água está inserida na Fazenda Refúgio do Pirata, uma propriedade particular da família de Rogério Pereira, conhecido como “Pirata”, que há mais de 50 anos preserva o local.