No coração de Porto Belo, encontra-se o Alambique Pedro Antônio Richartz, um tesouro histórico que remonta a 1967. Fundado pelo Sr. Pedro Antônio Richartz e sua esposa, a Sra. Adelina, esse local encantador é conhecido por sua produção artesanal de cachaça.
Tudo começou quando o casal chegou a Porto Belo, vindo de Biguaçú, trazendo consigo o sonho de construir algo único. Adquiriram um terreno no bairro do Alto Perequê e ergueram o Alambique, que hoje é um marco na região. Em 1965, a plantação de cana-de-açúcar começou a florescer e, dois anos depois, a produção de cachaça teve início. Nessa época, o Alambique foi oficialmente registrado, marcando o início de uma tradição familiar duradoura.
Os filhos do casal, com idades entre 10 e 11 anos, auxiliaram o Sr. Pedro na produção da cachaça. Inicialmente, o maquinário era movido por tração animal, mas logo foi substituído por óleo diesel. Atualmente, o motor é elétrico, trazendo mais eficiência ao processo de produção.
A produção da cachaça ocorre de agosto a dezembro, pois durante o verão, a cana-de-açúcar não atinge o nível ideal de doçura. Esse hábito, que começou há décadas, é mantido até os dias de hoje.
Em uma época em que a tecnologia ainda não dominava o comércio, o Sr. Pedro cuidava pessoalmente da venda da cachaça. Percorria o município em sua carroça, entregando o produto aos diversos estabelecimentos comerciais locais. Para as localidades mais distantes, os proprietários de comércio vinham buscar a cachaça diretamente no alambique. Após quase três décadas dedicadas ao Alambique, o Sr. Pedro passou a responsabilidade para seu filho Mário em 1994. Mário assumiu com amor e entusiasmo, mantendo viva a tradição iniciada pelo seu pai.
Infelizmente, em 11 de maio de 2004, o Sr. Pedro Antônio Richartz nos deixou, mas sua presença ainda é sentida no Alambique. Sua esposa continua morando no mesmo local, mantendo viva a memória e os valores que são fundamentais para a família Richartz.
Vale a pena conhecer a história fascinante de gerações que se dedicaram ao aperfeiçoamento da produção artesanal de cachaça. Podendo presenciar-se desse legado ao saborear uma bebida tradicional e autêntica, que carrega consigo a alma de Porto Belo.
Horários de funcionamento do Parque: De segunda a Domingo
Endereço: Av. José Neoli Cruz, 3965 – Alto Perequê, Porto Belo – SC, 88210-000
Telefone: +55 (47) 3369-8191