Com uma semelhança impressionante a um padre franciscano, a Pedra do Frade desafia a lei da gravidade ao equilibrar suas imponentes 30 toneladas sobre uma rocha à beira-mar. Medindo 9 metros de altura e 5 metros de diâmetro, esse menir – uma palavra que significa “pedra longa” no bretão – é ainda mais intrigante por suportar uma rocha triangular no topo, assemelhando-se a uma tampa.
A origem do nome da praia que cerca a Pedra do Frade remonta à língua tupi-guarani, em que os indígenas a comparavam a um machado de pedra (Jy). Inúmeras versões e especulações giram em torno do surgimento dessa pedra impressionante. Uma das histórias conta que, há muitos anos, sábios meditavam no local quando uma forte tempestade desencadeou uma avalanche de pedras. No entanto, em vez de atingi-los, essas pedras simplesmente pararam, permanecendo no local até os dias de hoje. Para os nativos da região, a Pedra do Frade foi estrategicamente colocada pelos indígenas pré-históricos que habitavam a região há três mil anos. Já para a arqueologia, acredita-se que essa formação seja resultado do acaso, em que pedras rolaram de uma colina e, com o passar dos anos, foram talhadas pela erosão e ação dos ventos. Embora essa seja a teoria mais oficial, ainda é impossível comprová-la.
A Pedra do Frade é uma atração turística notável em Laguna, despertando interesse e pesquisas em várias áreas do conhecimento humano. Sua composição intrigante, inclinada em relação ao solo rochoso onde está em pé, desafia a gravidade e desperta a curiosidade de todos que a visitam.
Confira você mesmo essa maravilha da natureza na ponta norte da Praia do Gi. A Pedra do Frade é mais do que um fenômeno geológico, é um convite para explorar histórias, lendas e estudos que envolvem seu significado. Desvende os segredos dessa pedra monumental e se maravilhar com sua imponência.