Ao adentrar a casa, os visitantes são transportados para o século XIX, onde podem explorar painéis que contam a fascinante saga de Anita, desde seu nascimento até suas batalhas, passando pelo seu casamento e seu amor por Giuseppe Garibaldi. Móveis da época e utensílios pessoais estão em exposição, dando vida às narrativas históricas.
Um dos destaques do museu é uma urna especial, contendo terra do local onde Anita foi enterrada, no cemitério de Ravena, na Itália. Essa relíquia histórica conecta os visitantes diretamente à história desta figura marcante. Além disso, uma tesoura, supostamente pertencente à família de Anita, e sua certidão de nascimento, emitida apenas em 2002, também estão em exibição.
Um retrato pintado no Uruguai, considerado o mais fiel à heroína, é parte do acervo do museu. Embora não existam fotos de Anita Garibaldi, é possível ver imagens de seus descendentes que foram preservadas e estão expostas no museu.
A casa amarela, como é conhecida, não foi a residência de Anita, mas sim de Anacleto Mendes Braga, um habilidoso confeccionador de vestidos de noiva. No entanto, foi nessa casa que Anita se vestiu de noiva para seu primeiro casamento. Uma curiosidade interessante é que a residência servia como espaço para recepções de casamentos, sendo que uma delas foi justamente a união de Anita com seu primeiro marido, em 1835.
O museu também guarda uma réplica do navio “Seival”, uma das embarcações trazidas por Giuseppe Garibaldi desde o interior do Rio Grande do Sul para a tomada de Laguna. Essa peça histórica é um testemunho visual do papel fundamental desempenhado por Anita e Giuseppe em eventos revolucionários da época.
No pátio do museu, é possível encontrar o projeto “Uma Rosa para Anita”. Essa iniciativa, em parceria com a Biblioteca Renzi, de San Giovanni in Galilea, na Itália, trouxe uma muda de rosa desenvolvida em homenagem a Anita Garibaldi. A cultura açoriana também é celebrada no espaço, com histórias em quadrinhos do lagunense Custódio, ilustrando a vida de Anita Garibaldi de forma lúdica para as crianças, além de apresentar elementos tradicionais como o boi de mamão e os botos.
A Casa de Anita Garibaldi é um verdadeiro patrimônio cultural brasileiro, protegido pelo Iphan. Localizada na Praça Vidal Ramos, a casa foi restaurada na década de 1970 e transformada em um relicário histórico, preservando a memória de Anita e sua importância na história de Laguna.
Horários de funcionamento: Todos os dias, das 9h às 19h.
Entrada: R$ 6,00
Endereço: Tv. Luís Neri, s/n – Centro, Laguna – SC, 88790-000
Telefone: +55 3644-1762