Sítio Arqueológico | Palhoça – Fonte da foto: ND Mais
A arte rupestre está presente em muitos locais no município de Palhoça. Na praia da Pinheira, na Ponta das Gaivotas, das oito sinalações que sobraram da destruição, uma é vestígio, cinco são semi-vestígios, não se vendo os gravados por inteiro, somente partes. As duas restantes encontram-se em bom estado de conservação e possuem gravados originais, não encontrados em nenhum outro sítio do litoral. Trata-se de pequenos retângulos brunidos que possuem uma espécie de cabo, parecendo pequenas pás.
Já na Ilha do Papagaio Pequena, onde está situada uma das mais belas e luxuosas pousadas de Santa Catarina, a Pousada do Papagaio, a arte rupestre apresenta-se em dois estilos diferentes. O primeiro é o estilo geométrico, com uma belíssima sinalação apelidada de “Olho de Deus” e o vestígio de uma máscara simbólica. O segundo estilo é o primitivo, constituído por um grande painel com cúpulas e por marcas (de pisadas e outras) feitas na superfície clara do granito até encontrar a parte negra interna da rocha, formando um contraste.
Na Guarda da Embaú, o sítio está localizado na margem esquerda do Rio da Madre, num afloramento de diabásio, a 200 m do mar. Trata-se de uma rocha de 20 m de comprimento, com 12 gravados ainda visíveis, alguns apenas vestígios e outros depredados. Na parte de baixo da rocha, abaixo do nível do solo, escavando-se a areia, aparecem mais vestígios de sinalações.