Guarda louça com objetos de origem no Museu Emílio da Silva – Foto por: Errol Sasse – Flickr
Tombado pela Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul devido à sua importância, o prédio do museu já abrigou não apenas a Prefeitura, mas também o Fórum e a Câmara de Vereadores. Curiosamente, a letra “H” desenhada nos pilares centrais do edifício é uma homenagem ao então prefeito de Jaraguá do Sul, o tenente Leônidas Cabral Herbster.
Ao adentrar o Museu Emílio da Silva, você encontrará o maior acervo histórico da região, com fotos, filmagens e diversos objetos que contam a história de Jaraguá do Sul. Com sete mil peças expostas e uma reserva técnica, é impossível não se encantar com a riqueza de detalhes e informações que você encontrará.
O prédio do museu, construído em 1941 para atender aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, passou por uma revitalização em 2001, quando o Museu Emílio da Silva foi oficialmente inaugurado. No primeiro piso, você encontrará o memorial da colonização húngara e de outras etnias, além de uma sala dedicada ao acervo de Emílio da Silva e nichos de artistas locais, sociedades de tiro e dos prefeitos. Já no segundo andar, há exposições em memória ao Judiciário e ao Legislativo.
O Museu Histórico Emílio da Silva é um lugar onde o passado encontra o presente, e onde você poderá se conectar com a história de nosso município. Com atendentes cordiais e bem informados prontos para auxiliá-lo, essa visita vale a pena e certamente enriquecerá seus conhecimentos.
Venha conhecer o Museu Histórico Emílio da Silva e desvende os segredos e curiosidades que moldaram a cidade de Jaraguá do Sul.
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h40 e das 13h às 16h30.
Entrada: Gratuita
Endereço: Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 247 – Centro, Jaraguá do Sul – SC, 89251-700
Telefone: +55 (47) 3371-8346