Localizada próxima ao costão norte e à Praia da Galheta, o lado esquerdo da Praia Mole é considerado o point da paquera LGBT. Além disso, durante o carnaval, a praia se torna famosa pelas festas que não param.
Ao longo da orla, você encontrará diversos bares, alguns com música ao vivo. Uma das melhores coisas é que você não precisa estar dentro do bar para aproveitar o som da banda ou DJ. Com os pés na areia, é possível ouvir a música e até mesmo fazer pedidos do cardápio. No verão, nada melhor do que se refrescar com um suco natural, uma tigela de açaí ou uma cerveja bem gelada. Já no inverno, é perfeito para caminhar e curtir a praia, desde que não haja vento sul.
No entanto, é importante lembrar que a Praia Mole é considerada uma das mais perigosas da região, com ocorrências frequentes de arrastamento e afogamentos. Por isso, foi instalado um dos postos Salva-Vidas mais bem equipados da Ilha, para garantir a segurança dos banhistas.
Devido às suas características naturais, a Praia Mole é utilizada como sede de campeonatos de surf e outros esportes náuticos, como kitesurf, e esportes aéreos, como voo livre. No entanto, se você está indo com a família e crianças, é importante redobrar os cuidados. As fortes ondas do mar aberto e a profundidade que aumenta rapidamente após alguns passos em direção ao mar exigem atenção.
Para chegar até a praia, é necessário caminhar por uma pequena trilha, já que a proximidade com a Rodovia SC-406 dificulta a chegada de ônibus de turismo. Os estacionamentos estão localizados em terrenos próximos, geralmente entre árvores, e são cobrados.
Com uma extensão de 960 metros, a Praia Mole começa no costão ao Norte da Ponta do Gravatá e termina na Ponta do Meio. A faixa de areia varia entre 10 e 75 metros de largura, com areia fofa e granulometria grossa. A água é cristalina, fria e límpida, e toda a praia é cercada por vegetação rasteira e pequenos arbustos.
No entanto, é importante mencionar que o mar na Praia Mole é forte, bravo e traiçoeiro. Devido ao relevo do fundo do mar, a profundidade pode aumentar abruptamente após a zona de varrido, o que torna o banho de mar perigoso. As ondas, predominantemente do tipo mergulhantes (caixote), podem levar os banhistas mar adentro ou para o fundo, mesmo estando na parte rasa. Durante a maré alta, especialmente nas luas nova e cheia, é visível o repuxo, o que intensifica ainda mais o perigo.
Portanto, ao visitar a Praia Mole, aproveite toda a agitação, diversão e esportes que ela oferece, mas nunca se esqueça dos cuidados necessários para garantir a sua segurança e de sua família. Divirta-se com responsabilidade!