A Ilha do Campeche, situada a leste de Florianópolis em frente à Praia do Campeche, é um dos destinos mais cobiçados de Santa Catarina. Com areia branca e fina, águas calmas e cristalinas que variam entre tons de verde e turquesa, e vegetação remanescente da Mata Atlântica, essa ilha encanta pela beleza natural e misticismo. Com uma área de 482.487,72 m², é tombada pelo IPHAN desde 2000 como patrimônio arqueológico e paisagístico, protegendo importantes sítios arqueológicos, como oficinas líticas e gravuras rupestres, que fazem da ilha uma referência histórica e cultural no litoral brasileiro.
O acesso à Ilha do Campeche é restrito para preservar seu valor ambiental e histórico. Durante a alta temporada, a capacidade de visitação é limitada a 800 pessoas por dia, e na baixa temporada, a 700, conforme estipulado pelo IPHAN. Para chegar à ilha, os turistas têm três opções de embarque: na Praia da Armação, na própria Praia do Campeche e na Barra da Lagoa, sendo possível realizar a travessia por barco ou por botes infláveis. Além das belas praias, os visitantes podem participar de trilhas guiadas que oferecem uma imersão na história e na natureza local, com valores de passeios entre R$ 20 e R$ 40 e dificuldade que varia de médio a alto.
A estrutura da ilha oferece também um restaurante que serve frutos do mar frescos, pescados por produtores locais, além de outras opções de pratos e lanches. Conhecida como o “Caribe catarinense”, a Ilha do Campeche é um destino que alia lazer e cultura, proporcionando aos visitantes um mergulho tanto nas águas cristalinas quanto na rica história e biodiversidade do local, atraindo anualmente milhares de turistas que buscam uma experiência única em contato com a natureza e o passado arqueológico de Florianópolis.