Vitrine Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC – Fonte da foto: Notícias da UFSC

 

Fundado inicialmente como Instituto de Antropologia, o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE) foi aberto ao público em 1968 com o objetivo de investigar, produzir e compartilhar o conhecimento sobre as populações pré-coloniais, coloniais e indígenas de Santa Catarina. Desde então, o museu tem buscado compreender e refletir sobre a diversidade cultural e a identidade social do Estado, promovendo ações museológicas que enriquecem o entendimento da realidade catarinense.

Além de seu acervo extenso em Arqueologia Pré-Colonial e História Etnológica Indígena, o MArquE abriga a coleção da Profª Elizabeth Pavan Cascaes, com mais de 2.700 itens, incluindo o acervo do renomado artista Franklin Cascaes. Suas obras — que abrangem desenhos, esculturas e manuscritos — são fundamentais para o estudo do cotidiano, da religiosidade, das lendas e das tradições culturais dos primeiros habitantes da Ilha de Santa Catarina.

O museu também possui um vasto conjunto de peças feitas de diversos materiais, como pedras, cestarias, cerâmicas, vidros, fibras vegetais, metais e fotografias. A maioria dessas peças foi coletada em pesquisas realizadas por sua equipe técnico-científica, fortalecendo o papel do MArquE na preservação e divulgação do patrimônio arqueológico e etnológico de Santa Catarina.

Entrada: Gratuita

Endereço: Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) – Ufsc (O acesso de veículo deve ser feito pela rótula do bairro Carvoeira).

Telefone: (48) 3721-9325