Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba
A Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, construída entre 1742 e 1744 pelo brigadeiro português José da Silva Paes, foi a última das fortalezas idealizadas por ele e tinha como objetivo proteger a entrada da Baía Sul da Ilha de Santa Catarina. Localizada na Ilhota de Araçatuba, a fortificação também foi utilizada como prisão em diversas ocasiões, inclusive durante o período republicano. Em 1894, passou a ser conhecida como Forte de Araçatuba por determinação ministerial.
O projeto original da fortaleza destacava uma bateria de canhões em formato circular, posicionada na área mais elevada do conjunto. Apesar das reformas realizadas em 1780 e 1850, o forte se encontrava em estado de deterioração por volta de 1899. Em 1980, foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e passou a receber intervenções para sua preservação, incluindo escoramentos emergenciais em 1991. Atualmente, a Fortaleza de Araçatuba está em processo de restauração.
Localizada na Ilha de Araçatuba, na entrada da Barra Sul, em Palhoça, a fortaleza pode ser acessada por barcos de pescadores locais, partindo da Praia do Sonho ou da Caieira da Barra do Sul. No entanto, o forte é uma área de preservação pertencente ao Exército Brasileiro, sem estrutura para receber turistas, e não é aconselhável o acesso a nadando devido às fortes correntes marítimas da região.
Endereço: Ribeirão da Ilha, Florianópolis – SC