Forte de Santa Bárbara da Vila

 

O Forte de Santa Bárbara da Vila, construído na segunda metade do século XVIII e concluído em 1774, foi projetado para proteger a Vila de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, contra embarcações inimigas que acessassem a Ilha pela Baía Sul. A fortificação, atribuída ao Engenheiro José Custódio de Sá e Faria, ficava sobre uma formação rochosa e era conectada à antiga Praia do Canto por uma ponte de pedras em arcos. Ao longo do tempo, passou por diversas funções, incluindo lazareto, enfermaria militar e, em 1875, sediou a Capitania dos Portos e, em 1893, o Governo do Estado.

Após várias reformas e aterros que alteraram sua estrutura original, o Forte perdeu parte de suas características, mas foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1984. Até 1999, abrigou uma agência da Capitania dos Portos de Santa Catarina. Atualmente, o Forte é sede do Centro Cultural da Marinha em Santa Catarina (CCMSC), oferecendo um espaço cultural à cidade.

O Forte de Santa Bárbara está localizado na Rua Antônio Luz, 260, no aterro da Baía Sul, em frente ao Terminal Urbano de Ônibus Cidade de Florianópolis, no centro da cidade. É possível acessar o local a pé ou de carro.

Horário de funcionamento: Terça a sábado das 10h às 17h 

Endereço: Rua Antônio (Nico) Luz, 260 – Centro, Florianópolis – SC, 88010-410

Telefone: (48) 3324-1415