Região colonizada principalmente por alemães, mas também por italianos, poloneses, franceses, suíços e noruegueses, o Caminho dos Príncipes conserva em sua arquitetura e hospitalidade os traços trazidos pelos imigrantes europeus. Diversidade ecológica, natureza rica e conservada, pólos industriais, ferrovia, tudo isso se encontra no Caminho dos Príncipes.
Joinville é não só a maior cidade da região, mas do estado. Conhecida como Cidade dos Príncipes e das Flores, é o maior pólo industrial e exportador catarinense. O Festival de Dança de Joinville foi reconhecido pelo Guinness Book como o maior festival de dança do mundo. Capital brasileira da dança, Joinville é a única cidade do mundo a sediar uma filial do Teatro Ballet Bolshoi de Moscou fora da Rússia, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
Jaraguá do Sul, localizada no Vale do Itapocu, oferece ótimas condições para a prática de esportes de aventura, especialmente o vôo livre. O Parque Malwee, em uma área de 2,5 milhões de metros quadrados e 1,5 milhão de metros quadrados de área verde, possui matas ciliares e restinga preservadas e uma parte reflorestada com árvores exóticas.
Rio Negrinho é famosa pelo passeio no trem a vapor, que percorre 45 km de descida na Serra do Mar, passando por túneis, pontes e rios. São Bento do Sul preserva com afinco as tradições dos colonizadores, homenageadas no mês de outubro com a Musikfest.
Principais municípios: Joinville, Jaraguá do Sul, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Mafra e Canoinhas.
Joinville
A maior cidade de Santa Catarina, com aproximadamente 600 mil habitantes, reúne características distintas e encantadoras. É um moderno centro urbano e pólo industrial que ainda conserva traços de sua colonização européia, com jardins floridos e casas em estilo enxaimel. Hoje em dia, quem visita a cidade tem à sua disposição atividades que vão do turismo rural ao industrial, passando por um patrimônio cultural e uma gastronomia de dar água na boca.
Festa das Flores
Festa das Flores em Joinville - Fonte da foto: https://omunicipiojoinville.com/Todos os anos, em...
Festival de Dança de Joinville
O Festival de Dança de Joinville acontece todos os anos em julho na cidade de Joinville, Santa...
Recanto Jativoca
Situado em uma vasta área de 2,5 milhões de metros quadrados, este refúgio paradisíaco oferece uma diversidade de atividades ao ar livre para toda a família desfrutar.
Jaraguá do Sul
Situada no Vale do Itapocu, Norte de Santa Catarina, a cidade de Jaraguá do Sul é cercada de montanhas da cadeia da Serra do Mar e cortada por três rios de médio porte e seus afluentes. Essa exuberância natural está fazendo com que o ecoturismo seja uma das promessas da cidade. A maior prova são os praticantes de Vôo Livre, que constantemente visitam a cidade em busca da rampa no Morro Boa Vista.
Estação Ferroviária I
A Estação Ferroviária e Galpão de Depósito de Cargas de Jaraguá do Sul-SC são verdadeiros tesouros históricos. Essas magníficas construções fazem parte de um conjunto de grande relevância para a história do transporte ferroviário.
Schützenfest
Realizada desde 1989, a Schützenfest é um evento tradicional que faz parte do calendário das Festas de Outubro de Santa Catarina. A festa reúne as várias Sociedades de Atiradores do Vale do Itapocu no Parque Municipal de Eventos, onde competições de tiro são o destaque. Além disso, a Schützenfest também oferece gastronomia típica germânica, shows e danças para encantar os visitantes.
Casa do Colonizador
A Casa do Colonizador é uma construção em estilo enxaimel no bairro Baependi, em Jaraguá do Sul. Datada do início do século XX, essa residência histórica abriga peças do Museu Municipal Emílio da Silva, que foi desativado em 1994. Além disso, o local também funciona como Posto de Informações Turísticas da cidade.