A Casa do Colonizador é uma construção em estilo enxaimel no bairro Baependi, em Jaraguá do Sul. Datada do início do século XX, essa residência histórica abriga peças do Museu Municipal Emílio da Silva, que foi desativado em 1994. Além disso, o local também funciona como Posto de Informações Turísticas da cidade.
Com uma arquitetura marcante, as colunas de madeira encaixadas e os vãos preenchidos por tijolos conferem à Casa do Colonizador um charme único. Inspirada no estilo germânico, a casa também apresenta traços latinos, como a presença de uma varanda.
Dentro do minimuseu, os visitantes têm a oportunidade de explorar peças do acervo da reserva técnica do Museu Emílio da Silva. Utensílios de cozinha e agrários, móveis e carroças são algumas das relíquias expostas, que contam a história do desenvolvimento de Jaraguá do Sul, desde os primórdios da colonização até a vida no campo.
A Casa do Colonizador está localizada na Avenida Waldemar Grubba, na Praça do Imigrante, desde 1991. Originalmente, a construção ficava na rua Epitácio Pessoa, no Centro da cidade, mas foi realocada há mais de 50 anos. Sua preservação é uma forma de manter viva a memória e a cultura da região.
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30
Endereço: Av. Pref. Waldemar Grubba, 1811 – Vila Lalau, Jaraguá do Sul – SC, 89259-565
Telefone: +55 (47) 3275-2146