Centro Histórico de Jaraguá do Sul – Fonte da foto: OCP News

Explore o encantador Centro Histórico de Jaraguá do Sul e mergulhe em uma viagem ao passado. Descubra as edificações históricas, monumentos e atrações que contam a história do crescimento deste município desde sua fundação. A área central da cidade começou a ser colonizada em 1895, e a partir de 1910, com a inauguração da ferrovia, seu desenvolvimento se tornou expressivo.

Um dos destaques é a Estação Ferroviária II, inaugurada em 1943 em um estilo arquitetônico futurista. Ela foi fundamental para o crescimento econômico de Jaraguá do Sul entre as décadas de 1950 e 1970, tanto no transporte de passageiros quanto no de cargas. Hoje, a estação abriga a Diretoria de Cultura de Semcel e o Museu da Paz – FEB.

Outra atração imperdível é o Mercado Público Municipal, construído em 1965 para atender os agricultores locais. Após ser restaurado em 2002, o mercado oferece produtos frescos e locais, além de abrigar repartições municipais.

O Edifício dos Correios, construído em 1926, é um local histórico que ainda abriga o posto central da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Ele foi tombado pelo Comphaan em 2012, destacando sua importância para a cidade.

Não deixe de visitar a Antiga Rodoviária, construída em 1944 e restaurada para funcionar como Terminal Central de transporte urbano. Ela foi sede do Museu do Expedicionário e preserva parte da história da região.

A Praça do Expedicionário, inaugurada em 1944, é um ponto de encontro histórico em Jaraguá do Sul. Com um monumento em homenagem aos pracinhas que lutaram na Segunda Guerra Mundial, a praça é um local importante para entender a história local.

A Estação Ferroviária I, construída em 1909, funcionou como estação ferroviária e depósito de cargas. Hoje, abriga a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa após ter sido restaurada em 2008.

Outro marco histórico é o Marco Zero, um ponto de referência no centro da cidade que indica sua localização exata em termos de latitude, longitude e altitude. Com a revitalização da praça em 2003, o Marco Zero recebeu destaque com a criação de uma Rosa dos Ventos em mosaico e a colocação de marcos com os símbolos do município.

E para uma imersão completa na história de Jaraguá do Sul, visite o Museu Histórico Emílio da Silva. Com um acervo diversificado, o museu retrata a memória de vida, os costumes e tradições trazidas pelas diversas etnias que compõem o povo jaraguaense.

Não perca a oportunidade de explorar as paisagens encantadoras, as montanhas deslumbrantes e a arquitetura histórica e moderna que fazem parte do Centro Histórico de Jaraguá do Sul. Além disso, aproveite as lojas, cafés e deliciosas tortas que fazem desse destino um lugar encantador.