Estação Ferroviária | Jaraguá do Sul – Fonte da foto: https://cortinadopassado.com.br/
O galpão de cargas, a primeira edificação desse legado, possui características comuns às unidades existentes em toda a rede ferroviária estadual. Com um telhado em duas águas, grandes beirais sustentados por mãos francesas e um volume retangular alongado, ele representa a arquitetura típica das antigas estruturas ferroviárias.
Já a estação de passageiros é um exemplo atípico em termos de linhas arquitetônicas. Suas linhas são retas e simplificadas, destacadas pelo corpo central com pé-direito duplo. O saguão, marcado verticalmente por pilares imponentes, confere um toque de monumentalidade a essa construção única.
Desde 1907, quando a linha férrea chegou a Jaraguá do Sul, essas edificações desempenharam um papel crucial no impulso econômico da então Colônia Jaraguá. A primeira estação ferroviária foi inaugurada em 1909, e durante muitos anos, o espaço funcionou como estação e depósito de cargas, sendo considerado o maior depósito ferroviário de Santa Catarina.
Ao longo do tempo, esses prédios ganharam ainda mais importância. Na década de 1990, o local abrigou o Museu do Expedicionário, e em 1998 foi tombado pela FCC (Fundação Catarinense de Cultura). Em 2008, passou por um cuidadoso processo de restauração, que permitiu que o prédio abrigasse a Biblioteca Pública Municipal “Rui Barbosa”.
Além de sua relevância histórica, o local é cercado por uma bela praça e conta com calçadas para pedestres às margens dos trilhos. É um verdadeiro convite para explorar a história e a beleza desse patrimônio cultural.
Conheça de perto a Estação Ferroviária e Galpão de Depósito de Cargas de Jaraguá do Sul-SC. Uma verdadeira viagem ao passado que guarda tesouros incríveis.