Estação da Memória – Foto por: Paula Ferrari – Flickr

A Estação da Memória: um mergulho na história de Joinville

Localizada na antiga Estação Ferroviária de Joinville, construída em 1906, a Estação da Memória é um verdadeiro tesouro histórico e cultural do Brasil. Sua arquitetura teuto-brasileira e sua profunda conexão com a sociedade joinvilense a tornam um marco no desenvolvimento e formação do município.

Reconhecida como patrimônio estadual e federal, a Estação Ferroviária de Joinville foi tombada em setembro de 1996, passando a ser oficialmente considerada “patrimônio do estado de Santa Catarina”. Em 2011, foi homologada como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN, garantindo sua preservação e importância para a história do país.

Em abril de 2008, a Estação Ferroviária foi (re)inaugurada como Estação da Memória de Joinville, ganhando uma nova identidade. Desde então, tem sido um centro de referência de memória para a diversidade cultural de Joinville e região.

Além de abrigar a Coordenação de Patrimônio Cultural, a Estação da Memória oferece uma área de lazer, cultura e educação, que conta a história da cidade e preserva a memória do trabalho em Joinville e região. Um dos eventos mensais realizados no local é o famoso “Sábado na Estação”, que reúne um mercado de pulgas, feira de arte, artesanato e apresentações culturais.

A Estação da Memória também é conhecida pelo seu valor simbólico, sendo a primeira vez que um presidente brasileiro, Afonso Pena, visitou a cidade de Joinville em 1906. Essa visita resultou na alcunha de “cidade das flores”, devido à decoração primorosa preparada para recepcionar o presidente.

Ao longo dos anos, a Estação Ferroviária e sua linha férrea desempenharam um papel crucial no desenvolvimento empresarial de Joinville, proporcionando novas oportunidades para o escoamento da produção da cidade em meio ao crescimento urbano e industrialização.

Com seu tombamento em 2008, a Estação da Memória passou a contar a história de Joinville através de sua arquitetura, trilhos e objetos de época. Um verdadeiro mergulho no passado da cidade.

O local abriga também o Museu da Bicicleta e o Museu do Ferro de Passar, garantindo uma experiência completa para os visitantes.

Visite a Estação da Memória e encante-se com a história e cultura de Joinville! Um verdadeiro patrimônio que merece ser explorado e valorizado por todos.

Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 16h

Entrada: Gratuita

Endereço: R. Leite Ribeiro, S/N – Anita Garibaldi, Joinville – SC, 89202-090

Telefone: +55 (47) 3422-5222