Ao longo dos anos, o museu se dedicou a reunir uma valiosa coleção de objetos e documentos escritos que retratam o processo histórico da imigração e colonização. Com o objetivo de instalar essa Unidade Museológica, o Serviço do Patrimônio Histórico Nacional estabeleceu um convênio com a Prefeitura Municipal de Joinville, contando com o apoio de uma Comissão de Cidadãos Voluntários comprometidos com a política de preservação.
Como um dos principais espaços de história e memória de Joinville, o Museu Nacional de Imigração e Colonização abriga um acervo significativo em seu casarão principal, construído na década de 1870 para ser a antiga sede administrativa da Colônia Dona Francisca. Ao visitar o museu, os visitantes podem se deparar com móveis, objetos e documentos que remetem à imigração e colonização no Sul do país. Além disso, o local também conta com uma casa enxaimel no terreno, maquinários e meios de transporte daquela época, todos esses elementos ajudam a reconstituir o modo de vida da Colônia Dona Francisca no século 18.
Ao lado do Museu Nacional de Imigração e Colonização, está a alameda Brüstlein, conhecida como Rua das Palmeiras, um importante ponto turístico de Joinville que faz parte da Trilha do Patrimônio, uma rota que percorre diversos casarões históricos no centro da cidade.
O casarão principal, também conhecido como “Maison de Joinville”, é uma antiga residência e sede da Colônia Dona Francisca, cuja construção data de 1870. Embora chamado de “Palácio dos Príncipes”, a casa foi projetada para ser uma residência comum, com dimensões semelhantes às de uma casa média em Paris, de acordo com a própria tradução da palavra francesa “maison”. Com mais de 850m², o prédio representa bem o estilo arquitetônico predominante da época, o neoclássico, com sua simetria, colunas, arcos, pórtico colunado e frontão triangular. Ele está localizado na Rua Rio Branco.
O edifício sede do Museu Nacional de Imigração e Colonização, construído em 1870 como residência do administrador da Colônia, Frederico Brüstlen, preserva as características do século XIX, contando com móveis, artefatos e fotografias originais daquela época.