A região sul do Estado recebeu a maior corrente migratória italiana do Estado. O principal município é Criciúma, por seu desenvolvimento industrial e econômico. Capital brasileira do carvão e dos revestimentos cerâmicos, detém uma das maiores reservas minerais do país e é o maior produtor brasileiro e a segunda maior região produtora do mundo de pisos e azulejos.
Tubarão também é uma das mais desenvolvidas cidades da região, sua economia está ligada ao comércio, agricultura, pecuária e indústria cerâmica. Dois dos atrativos turísticos do município são as estações de águas termais e o Museu Ferroviário de Tubarão. Mas as pequenas cidades também tem seus atrativos. A colonização italiana é mais presente em pequenos municípios como Urussanga, Nova Veneza e Orleans, que mantêm mais arraigada a cultura dos imigrantes.
A cada dois anos ocorre em Urussanga a Festa do Vinho e nos anos de intervalo entre uma festa e outra, a cidade de Nova Veneza organiza a festa italiana Ritorno Alle Origini, para celebrar a cultura local. Nas cidades da região é possível provar um bom vinho de colônia, queijos e salames italianos, entre outros produtos caseiros. Em Urussanga encontra-se uma réplica da Pietá de Michelangelo, que foi doada pelo Vaticano e está exposta no interior da Igreja Matriz.
Mais ao Sul as atrações são os cânions de até 720 metros de altura na região do Parque Nacional dos Aparados da Serra e da Serra Geral, na fronteira com o Rio Grande do Sul. Penhascos, vales, inúmeras cachoeiras, campos e florestas guardam belezas naturais. No Parque Nacional dos Aparados da Serra fica o Cânion do Itaimbezinho e no Parque Nacional da Serra Geral ficam os cânios Fortaleza, Malacara, Churriado e Faxinalzinho.
Araranguá
Paredões com mais de 80 metros de altura, dunas, restinga, um rio de águas claras e o mar. Todas essas imagens formam o cenário de Balneário Morro dos Conventos, localizado no município de Araranguá, no extremo sul catarinense. A paisagem natural, aliada a uma boa infra-estrutura de campings e hotéis, atrai tanto turistas que buscam um final de semana tranqüilo, quanto aqueles que preferem a prática de esportes radicais.
Museu Histórico de Araranguá
O Museu Histórico de Araranguá é um verdadeiro tesouro para aqueles que desejam mergulhar na história do município. Inaugurado em 26 de agosto de 2009, o museu está localizado dentro do Centro Cultural “Artesã Máxima Astrogilda de Souza”, um dos prédios mais antigos e preservados da região central da cidade.
Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens
A Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens é uma atração cultural e histórica localizada no Bairro da Barra. Construída em 1810 com óleo de baleia misturado à argamassa, esse local encanta pelo seu valor histórico. Fazendo parte do acervo histórico do Estado, a paróquia abriga peças barrocas do século XIX doadas pela família real. Um fato curioso é que durante as comemorações da abolição da escravatura, o sino rachou de tanto tocar, tornando-se uma memória significativa desse momento histórico.
Centro Cultural de Araranguá
O Centro Cultural Máxima Astrogilda de Souza é um verdadeiro tesouro histórico e artístico localizado no coração de Araranguá. Localizado em frente à Praça Hercílio Luz, o prédio foi adquirido pela prefeitura em 1997 e desde então tem sido um importante centro de atividades culturais.