Uma antiga colônia de pescadores localizada às margens do rio Araranguá e do mar, essa pequena comunidade preserva uma parte importante da história da região. Hoje em dia, os moradores dividem o espaço com turistas de cidades vizinhas que buscam a tranquilidade desse lugar especial para descansar em um praiado à beira do rio.

Uma das tradições mais marcantes de Ilhas é o artesanato feito com o junco, uma fibra vegetal abundante na região. Os artesãos locais utilizam essa matéria-prima para confeccionar belíssimas esteiras de praia e artigos de decoração. Ao conversar com os moradores, é possível conhecer os artesãos mais antigos, que ainda produzem essas peças com maestria.

A recompensa pela visita a esse balneário já começa no trajeto que o turista irá fazer. Após chegar ao balneário Morro dos Conventos, um percurso de 3 km em estrada de chão batido leva o visitante até a balsa que faz a travessia do Rio Araranguá. Durante esse passeio, é possível avistar a lateral do Morro dos Conventos, em harmonia com as dunas e o rio. Após a travessia, são mais 5 km por estrada de chão, em boas condições de tráfego, apreciando uma paisagem rural e a vegetação nativa.

Outra opção de trajeto é partir do Distrito de Hercílio Luz, que também proporciona um caminho cênico até Ilhas. Em ambos os casos, a bela paisagem do encontro do rio com o mar é uma companhia constante. Além disso, o turista tem a oportunidade de acompanhar a pesca artesanal ainda praticada na região, que muitas vezes conta com a presença dos botos, animais que ajudam os pescadores na localização dos cardumes.

Ilhas é uma antiga vila de pescadores situada na margem esquerda do Rio Araranguá, no Distrito de Hercílio Luz. Esse local possui uma atmosfera singular e sagrada para muitos, pois é onde a história da cidade teve seu marco inicial enraizado ao longo do tempo. Preservando as fortes características da cultura açoriana, Ilhas mantém viva a identidade dessa comunidade através de seus costumes, talentos artísticos, gastronomia peculiar, folclore e religiosidade.

Atualmente, Ilhas tem se tornado o destino preferido de muitos turistas, que pedem licença aos moradores para desfrutar de tudo que o balneário tem a oferecer. Além da pesca artesanal, que ainda é praticada pela maioria dos pescadores e que conta com a ajuda dos botos, o artesanato também se destaca na comunidade. A produção manual de chapes de palha, esteiras de praia feitas de junco e itens decorativos tem encantado visitantes de todos os lugares.

Considerada um belo cartão postal da cidade de Araranguá, Ilhas já foi eleita pelo seu próprio povo e pelos visitantes como o maior e mais valioso patrimônio cultural da nossa gente araranguaense. Além disso, o rio Araranguá, que nasce com o nome de rio da Pedra no Parque Nacional da Serra Geral, apresenta características únicas, como a mudança de coloração semelhante ao rio Nilo, variando entre tons esverdeados e azulados.

Conheça a essência de Ilhas, um refúgio cultural e natural às margens do rio Araranguá. Desfrute da beleza da paisagem, da rica herança cultural e do aconchego dessa comunidade que tanto preserva e encanta. Ilhas é um convite para se conectar com a história e as tradições de Araranguá, permitindo que você se envolva com sua cultura açoriana, sabores autênticos e a magia do encontro do rio com o mar.