Canjicas, como era chamado o atual distrito ainda na época da colonização da região, mantém viva a essência dos antigos moradores que deram origem ao município de Araranguá. Com destaque para o artesanato local, esse lugar encanta e preserva a cultura ancestral.

Acessar o distrito é simples e deslumbrante. A partir da BR 101, os viajantes que seguem no sentido Sul – Norte devem estar atentos à entrada que corta a rodovia no Km 404, 500 metros após o trevo de Maracajá, à direita. Ao percorrer uma estrada de chão batido em boas condições, são apenas 13 Km até chegar ao distrito. Durante essa pequena jornada, o cenário rural se desenrola diante dos olhos, com plantações de fumo e milho e a presença serena do rio Araranguá, que acompanha a estrada em parte do trajeto.

Ao chegar ao Distrito da Hercílio Luz, o ambiente de simplicidade e tranquilidade é palpável. Uma pequena praça e a igreja são os primeiros pontos de encontro dos visitantes. Foi nesse local que, em 11 de janeiro de 1816, a primeira capela de toda a região foi inaugurada, marcando um momento importante na história da região. Além da religiosidade, o artesanato é uma tradição que encanta, reproduzindo costumes e proporcionando a beleza das peças produzidas com fibras vegetais. O que antes era feito para o uso doméstico, hoje se transforma em objetos de decoração únicos, como bonecas, bruxinhas e palhaços.

Continuando a viagem pela mesma estrada, o turista chega ao deslumbrante Balneário de Ilhas, na foz do rio Araranguá. Com paisagens de tirar o fôlego e a oportunidade de desfrutar da natureza em um ambiente paradisíaco.

De volta ao centro da cidade, a praça Hercílio Luz se destaca como o coração de Araranguá. Localizada em frente à igreja matriz, essa praça arborizada é o lugar perfeito para escapar do sol e descansar à sombra das árvores. Um parquinho infantil também está disponível, tornando esse espaço perfeito para toda a família.