Conheça a encantadora praia de Santo Antônio de Lisboa, onde você irá se maravilhar com belas paisagens, um pôr-do-sol deslumbrante e uma rota gastronômica excepcional. Além disso, aproveite para fazer um passeio pela história da época do Brasil colonial.
Ao chegar à beira da praia, você terá uma vista privilegiada da Baía Norte, do continente e da imponente ponte Hercílio Luz. A freguesia, como era chamada pelos colonizadores portugueses, conserva até hoje a arquitetura açoriana tradicional, os costumes herdados dos colonizadores e a tranquilidade das pequenas vilas do século XIX.
Durante todo o ano, é comum encontrar restaurantes que atendem nas calçadas e decks em frente ao mar. Aproveite para petiscar e desfrutar da atmosfera única do local. No verão, a praia abriga típicos blocos de carnaval, que oferecem ensaios abertos e festas animadas, culminando no famoso Carnaval de Santo Antônio de Lisboa, um dos maiores e mais tradicionais carnavais de bairro de Florianópolis, que reúne milhares de foliões.
Localizada na Baía Norte, Santo Antônio de Lisboa oferece uma bela vista da Avenida Beira-mar Norte, das pontes que ligam a ilha ao continente e das regiões continentais ao norte de Florianópolis. As águas do mar são extremamente calmas, a areia é de grossura média e de cor amarelada, com trechos cinza devido à presença de pequenos riachos que desembocam no mar.
Com uma extensão de 750 metros e uma largura que varia entre 4 e 6 metros de faixa de areia, a região é bem arborizada e perfeita para agradáveis passeios à beira da praia.
A história de Santo Antônio de Lisboa remonta aos tempos dos índios Guaranis, que inicialmente ocupavam a região. A partir do século XVIII, a praia passou a receber imigrantes açorianos, tornando-se uma das primeiras freguesias da Ilha de Santa Catarina.
Em 1757, foi construída a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, em um terreno doado por Clara Manso de Avelar, filha do fundador da comunidade local.
Graças à sua localização geográfica estratégica, Santo Antônio de Lisboa se tornou um importante local portuário e um posto de alfândega, onde navios estrangeiros atracavam para realizar comércio.
O século XIX foi marcado pela forte imigração de espanhóis, franceses, italianos, alemães, belgas, austríacos, gregos e sírios, além dos 20% da população de descendência africana. Cerca de 75% dos habitantes vieram do arquipélago dos Açores, em Portugal. Eles trouxeram consigo a cultura agrícola, a pecuária e, aqui, passaram a viver também da pesca. Outras características culturais marcantes são o sotaque peculiar, preservado até hoje, a cerâmica, a renda de bilro, a religiosidade e as festas.
Vivencie a magia de Santo Antônio de Lisboa e descobrir um lugar onde história, belas paisagens e uma rica gastronomia se encontram. Não deixe de visitar esse tesouro de Florianópolis!