Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim
A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, construída a partir de 1739 pelo brigadeiro português José da Silva Paes, era a principal defesa da Ilha de Santa Catarina, compondo um sistema com outras fortificações como São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones. Tombada como Patrimônio Histórico em 1938, ficou abandonada até as décadas de 1970 e 1980, quando foi restaurada e colocada sob a responsabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, as fortalezas de Santa Catarina formam um dos mais preservados conjuntos de arquitetura militar do país e atraem milhares de visitantes.
Anhatomirim foi a primeira fortaleza restaurada pela UFSC e sediou o primeiro governo da Capitania de Santa Catarina. Suas construções notáveis incluem o Quartel da Tropa, com seu estilo clássico e proporções detalhadas, a Casa do Comandante, que serviu de residência para Silva Paes, e a Portada, que possui uma escadaria de lioz. O local também oferece exposições culturais e tem uma vista privilegiada da Baía dos Golfinhos.
Localizada na Ilha de Anhatomirim, em Governador Celso Ramos, a fortaleza pode ser acessada por passeios de escuna que partem de diferentes pontos de Florianópolis e arredores, além de lanchas para uma experiência personalizada. Também é possível chegar por terra, através da BR-101 e uma curta travessia de barco a partir da Praia do Antenor.
Horário de funcionamento: Terça a domingo das 9h às 18h30
Entrada: R$ 8 inteira e R$ 4 meia-entrada (com identificação).
Endereço: Ilha de Anhatomirim, Gov. Celso Ramos – SC, 88190-000
Telefone: (48) 3721-8302