Forte de Santana do Estreito

 

O Forte de Santana do Estreito, construído a partir de 1761 sob o projeto do Engenheiro Militar José Custódio de Sá e Faria, foi erguido para proteger a Vila de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, contra embarcações invasoras que adentrassem pela Baía Norte. Sua localização estratégica, no estreito de união entre as Baías Norte e Sul, possibilitou ainda a coordenação de defesa com o Forte de São João, no continente, por meio do cruzamento de fogos.

Em 1893, durante a Revolução Federalista, o forte desempenhou um papel crucial ao entrar em confronto com a esquadra rebelde. Ao longo dos anos, o forte passou por diversas reformas e modificações, mas foi restaurado em 1969, retornando às suas formas originais. Em 1938, foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Desde 1975, o Forte de Santana do Estreito abriga o Museu de Armas da Polícia Militar de Santa Catarina, também conhecido como Museu de Armas Major Lara Ribas, contribuindo para a preservação de sua história e para a educação cultural e histórica da região.

Horário de funcionamento: Terça a domingo das 9h às 19h 

Endereço: Pte. Hercílio Luz, 1400 – Centro, Florianópolis – SC, 88010-150

Telefone: (48) 3229-6263