Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito foi erguida como a primeira edificação associada à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, que representava os escravos livres de Florianópolis, impedidos de frequentar os templos destinados aos brancos. Inicialmente, a construção consistia em uma pequena capela modesta, erguida em meados do século XVIII, mas que foi posteriormente substituída pela igreja atual, cuja construção começou em 1787 e só foi finalizada em 1830 devido às dificuldades financeiras enfrentadas pela irmandade.
Apesar das várias intervenções e adições feitas ao longo do tempo, como a escadaria frontal em 1906 e as instalações elétricas em 1912, a igreja mantém um estilo arquitetônico predominantemente barroco e neoclássico. Em 1927, o piso de madeira original foi substituído por ladrilhos hidráulicos, mas, mesmo com essas modificações, a edificação preserva sua essência histórica.
A igreja, apesar de sua simplicidade, se destaca no Centro Histórico de Florianópolis. Uma curiosidade é que, no século XIX, o renomado artista local Victor Meirelles utilizou a vista da escadaria frontal da igreja para criar a famosa pintura “Vista do Desterro”, retratando a cidade com a Baía Sul ao fundo, uma imagem marcante da época.
Horário de funcionamento: Missas: Domingo, às 17h. E nas terças-feiras, às 14h30, ocorre o Grupo de Oração.
Endereço: R. Mal. Guilherme, 60 – Centro, Florianópolis – SC, 88015-000
Telefone: (48) 3223-7572