Museu do Saneamento – Foto por: Boaventuravinicius | Wikimedia Commons

 

 O Museu do Saneamento é uma construção histórica que remonta à época da primeira rede de esgotos implantada em Florianópolis, entre os anos de 1909 e 1916. O sistema de esgoto operava com o uso de energia elétrica e era composto por quatro estações distintas, localizadas nas praças dos Namorados, Celso Ramos e no bairro Agronômica. Este pequeno edifício, que abriga o museu, foi projetado em um estilo arquitetônico neo-islâmico, popular na Europa no final do século XVIII e inspirado nas construções de países islâmicos.

Originalmente, a edificação serviu como um mictório público por muitos anos até ser transformada oficialmente no Museu do Saneamento. A iniciativa foi liderada pela Assessoria de Comunicação Social da Companhia de Águas e Saneamento, com o intuito de preservar a memória do saneamento na cidade e no Estado. O acervo do museu incluía uma variedade de equipamentos, ferramentas, mapas e fotografias que documentavam a história do saneamento em Florianópolis.

Em frente ao museu, ainda é possível observar relíquias históricas, como uma grande bica de metal e parte da antiga balaustrada que delimitava o cais e o mar. No entanto, atualmente, o prédio do museu encontra-se fechado e protegido por tapumes, visando prevenir a sua deterioração e atos de vandalismo.

Endereço: Rua Antônio (Nico) Luz, 17 – Centro, Florianópolis – SC, 88010-410

Telefone: (48) 3664-2555