Cachoeira do Jarrão  – Fonte da foto: Wikiloc

Se você está na região da grande Florianópolis e quer conhecer uma cachoeira deslumbrante, a cachoeira do Jarrão, no Morro do Cambirela, no Parque Estadual do Tabuleiro, é a escolha perfeita! Com uma vista incrível para o mar você pode avistar a Praia do Pontal, a Beira-Mar e o Morro da Cruz. A trilha de 2,5 km entre as pedras é repleta de piscinas naturais transparentes, levando você até o topo da cachoeira do Jarrão, onde há uma estrutura de concreto e a parte mais funda. O visual ao longo do Rio Cambirela, com várias cachoeiras e quedas, é simplesmente impressionante.

Muitos trilheiros procuram essa cachoeira por ser de fácil acesso e oferecer um cenário perfeito para belas fotos. Para iniciar a trilha, você pode estacionar seu veículo no Posto Cambirela, na BR-101, sentido sul de Santa Catarina, no Km 230. A partir dali, siga caminhando com muito cuidado pelo acostamento, em direção ao sul. Em menos de 300 metros, você atravessará uma ponte sobre o rio Cambirela e logo depois precisará pular a defesa metálica da rodovia.

Após atravessar a guarda metálica, siga o caminho marcado pelo uso frequente. Nos primeiros 100 metros, haverá uma placa de propriedade particular pertencente à Tiger Rangers Airsoft, onde são realizados treinamentos militares. Siga no sentido oposto a essa placa!

Durante a trilha da Cachoeira do Jarrão, é necessário atravessar uma cerca de arame farpado em um ponto e uma pequena abertura para pedestres em outro. Respeite os locais específicos para passagem e mantenha as porteiras fechadas, pois as cercas existem para conter animais.

A trilha em si possui diversos pocinhos e pequenas quedas que são muito mais tranquilos para banho do que a queda principal no final da trilha. Portanto, se você já conhece a cachoeira, aproveitar um desses pocinhos pode ser uma ótima alternativa.

Ao todo, a trilha tem aproximadamente 2,5 km de ida, percorridos em cerca de 45 minutos. No entanto, próximo ao fim da trilha, há algumas subidas mais íngremes e escorregadias, mesmo quando não chove. Portanto, tenha cuidado ao caminhar nesses trechos.

Embora a trilha da Cachoeira do Jarrão possa parecer fácil, em comparação com outras da região, pode ser um pouco confusa devido às inúmeras bifurcações e à falta de sinalização adequada. A maior parte das bifurcações leva aos mesmos lugares, sendo que um caminho segue pela margem do rio e outro não. Caso esteja difícil seguir pela margem, onde há bastante pedra, procure o caminho alternativo.

Uma dica para não se perder é seguir as sacolinhas plásticas amarradas nas árvores, elas irão te guiar. Siga sempre pelas margens da cachoeira. Durante o percurso, você poderá parar, apreciar a paisagem e tomar um banho delicioso nas piscinas naturais de água cristalina.

Ao chegar na cachoeira, você poderá avistar a praia do Pontal, a Beira-Mar e o Morro da Cruz. O lugar é simplesmente lindo! Aproveite o visual incrível da cachoeira com o mar ao fundo.