Cachoeira do Retiro  – Fonte da foto: Buser

Localizada em uma propriedade particular, porém aberta à visitação, a Trilha para a Cachoeira do Retiro é um verdadeiro tesouro escondido no coração da natureza. Situada entre os municípios de Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz, essa cachoeira faz parte do conjunto de serras do Cambirela e do Tabuleiro, que formam o famoso Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

Ao adentrar nessa trilha, você estará prestes a desvendar um espetáculo da natureza. A cachoeira é formada por uma série de corredeiras, moldadas ao longo do leito do rio. Essa peculiaridade se deve ao fato de que a base das duas serras é composta predominantemente pelo mesmo tipo de rocha, o granito, o que impede a formação de grandes desníveis causados por rochas com resistências diferentes.

Para chegar até a trilha, você tem duas opções. Pode pegar a estrada a partir da BR-101, à direita, no pé do morro do Cambirela, ou seguir as placas indicativas para a Cascata Cobrinha de Ouro, saindo da BR-282. Durante o percurso, fique atento às bifurcações e, se necessário, utilize o auxílio do aplicativo de mapas para garantir o caminho correto.

Ao chegar na entrada, os proprietários da propriedade cobram uma taxa de R$ 20,00 (2021). A maioria dos visitantes busca principalmente as churrasqueiras localizadas na margem baixa do rio, que também são perfeitas para acampamentos. Para iniciar a trilha, caminhe até o fim da estrada e encontrará uma cerca à sua direita. É necessário atravessar o rio três vezes, sendo a segunda travessia a mais longa. Na minha visita, a água atingiu a metade das coxas, considerando que havia chovido seis dias antes. Continue pela trilha até chegar em um trecho mais aberto, onde você deverá virar à direita. A partir daí, o percurso é tranquilo até o conjunto de quedas d’água.

A trilha em si não apresenta dificuldades técnicas e o ganho de altitude é mínimo. No entanto, é importante estar preparado para lidar com samambaias-de-chão e pequenos banhados ao longo do caminho. Uma calça é recomendada para evitar desconforto causado pelas plantas e sujeiras nos calçados.

Ao alcançar a Cachoeira do Retiro, você se deparará com um conjunto de três quedas d’água, proporcionando áreas perfeitas para um refrescante banho e pontos de contemplação únicos. Cercado pela exuberante floresta, esse local proporciona uma atmosfera de tranquilidade e conexão com a natureza.

Explore a trilha e a Cachoeira do Retiro e encante-se com a beleza desse paraíso natural, onde as águas cristalinas e a paz encontram-se em perfeita harmonia.