Ao sul da Praia de Cima, encontra-se uma trilha que conduz os visitantes a um aglomerado de rochas, formando uma ponta que avança sobre o mar. O visual das ondas que quebram neste local e as águas invadindo as partes mais baixas, formando pequenas banheiras de água cristalina, são cenários de tirar o fôlego e que evidenciam a beleza da natureza. Além disso, o costão que dá acesso às banheiras é muito procurado pelos surfistas.
Considerada uma das praias mais espetaculares do litoral de Palhoça, a Praia de Cima é uma irmã “menor” da Pinheira de Baixo e Meio, apresentando um trecho deslumbrante, rodeado por vegetação exuberante, com águas calmas e cristalinas que banham uma generosa faixa de areia. Segundo a Santur, as praias do Balneário da Pinheira estão protegidas dos ventos sul, o que as torna ainda mais atraentes.
Apesar de sua extensão mediana, a Praia de Cima é conhecida como um refúgio da cidade. Seu clima tranquilo e aconchegante atrai diversos turistas durante a alta temporada, que aproveitam para relaxar, desfrutar de um refrescante banho de mar e recarregar as energias. Cercada pela vegetação nativa, algumas casas de veraneio também marcam presença nessa praia.
Com uma faixa de areia clara e um mar calmo, que forma pequenas ondas quando venta, a praia é perfeita para a prática de esportes náuticos e também para um agradável dia na praia, adequado para todos os públicos. Durante o verão, é bastante procurada por famílias com crianças, e os jovens costumam praticar futebol e vôlei nas areias. É sempre uma boa ideia levar alimentos e bebidas para evitar imprevistos.
Em resumo, a Praia de Cima é um verdadeiro paraíso escondido entre morros verdejantes, onde é possível relaxar, admirar paisagens de tirar o fôlego, mergulhar em águas cristalinas e desfrutar de momentos inesquecíveis ao lado da família ou dos amigos. Não perca a oportunidade de conhecer esse tesouro da natureza.