Cachoeira Salto do Rio Vermelho – Fonte da foto: Tripadvisor

Em meio ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, esconde-se uma jóia pouco conhecida: a cachoeira Salto do Rio Vermelho. Com suas águas cristalinas escorrendo por um paredão de mais de 50 metros de altura, ela encanta e refresca os visitantes que se aventuram em sua trilha desafiadora.

O início da trilha é tranquilo, um campo gramado de cerca de 500 metros que permite uma caminhada leve e revigorante. À medida que se adentra a mata fechada, a trilha se torna mais desafiadora, com trechos íngremes que exigem o uso de tênis adequados. É importante lembrar que a sinalização é clara e, ao chegar em uma bifurcação, deve-se seguir à direita, onde se encontra a descida emocionante que requer o auxílio de cordas de segurança.

Por a trilha ser pouco frequentada, é essencial ir acompanhado e avisar alguém sobre o passeio, já que a região não possui sinal de celular. Além disso, é fundamental tomar cuidado com possíveis trombas d’água após períodos de chuva. Recomenda-se também iniciar a trilha bem cedo, para aproveitar o percurso com tranquilidade e retornar em segurança.

Para chegar à cachoeira Salto do Rio Vermelho, basta pegar a estrada-geral da Vargem do Braço, após a saída da BR-282 no KM 22. São 8 km de estrada de terra até o início da trilha. É importante ressaltar que a localização no Google Maps pode estar incorreta, por isso é recomendado o uso do mapa fornecido e o download dos mapas antes de iniciar a aventura.

Apesar de não ser uma trilha longa, a subida na mata exige um esforço considerável, com trechos íngremes e escorregadios. Porém, todo o cansaço é recompensado quando chega-se ao destino. A cachoeira Salto do Rio Vermelho é um verdadeiro espetáculo da natureza, com suas águas envoltas pela floresta, formando uma imensa piscina natural de águas tão profundas que chegam a ser pretas. Um convite irrecusável para um mergulho revigorante após a trilha.

Recomenda-se chegar cedo para aproveitar todo o dia e contemplar a natureza ao redor. Há espaço de sobra para relaxar, deixar suas coisas e simplesmente admirar a paisagem. Além disso, vale a pena explorar as outras quedas d’água caminhando pelas pedras das margens.

Lembre-se que para adentrar a trilha é necessário pagar 10 reais de entrada, pois é propriedade privada.

Se você está em busca de uma aventura desafiadora e recompensadora, a trilha até a cachoeira Salto do Rio Vermelho é a escolha certa. Com seus encantos naturais e seu percurso emocionante, essa experiência certamente ficará marcada na memória.