A Praia do Gravatá, localizada entre a Praia Mole e a Praia da Joaquina, é um pequeno refúgio natural pouco conhecido pelos moradores da Ilha de Santa Catarina. Com cerca de 60 metros de extensão, seu nome vem da vegetação de gravatás que cresce ao longo de sua faixa de areia. A entrada da trilha se encontra na Estrada Geral da Barra da Lagoa, próxima ao antigo clube Latitude 27, e é marcada por uma placa da escola Parapente Sul.
O acesso até a praia é fácil e curto, apesar da trilha começar com uma subida que leva até um ponto de saltos de parapente, popular por oferecer vistas panorâmicas da Praia Mole. Ao descer, os visitantes encontram a Praia do Gravatá, onde há uma pequena colônia de pescadores. A fauna local inclui lontras, que podem ser vistas nas primeiras horas do dia, embora tenham sofrido com a caça no passado devido a conflitos com pescadores.
Além de sua beleza natural e tranquilidade, o local oferece uma vista impressionante da Ponta do Gravatá, de onde é possível ver trechos das praias vizinhas. O percurso, que dura cerca de 30 minutos, é simples, sendo a entrada da trilha o único trecho mais fechado pela vegetação.