As Ilhas do Pescador, Serafim e Balaio, localizadas na foz do Rio Camboriú, recebem anualmente a visita de diversas aves migratórias, especialmente garças, que encontram ali um ambiente propício para a reprodução. Embora o acesso seja proibido, é possível observá-las da margem do rio, que fica muito próxima da Barra Sul.
O Rio Camboriú
O Rio Camboriú possui uma importância estratégica para o desenvolvimento dos municípios de Camboriú e Balneário Camboriú, localizados no litoral centro-norte do estado de Santa Catarina. É neste rio que se encontra o principal sistema de captação e tratamento de água, responsável pelo abastecimento destas cidades.
Infelizmente, o Rio Camboriú tem sofrido grandes problemas nas últimas décadas devido à exploração não controlada dos recursos naturais pelo homem. A extração de granito nas encostas dos morros da bacia do rio tem causado erosões, enquanto o cultivo de arroz represa indevidamente a água e despeja agrotóxicos. Além disso, a falta de tratamento de esgoto na cidade de Camboriú, onde o rio tem seu maior percurso, também contribui para a degradação do rio.
Outra contribuição para a destruição do ecossistema do rio está na cidade de Balneário Camboriú, onde o homem extraiu quase toda a camada protetora das margens do rio. Essas ações têm impactos negativos no equilíbrio e na vida aquática.