Igreja Bairro da Barra – Foto por: Ieda Funari – Flickr
Localizada no coração do Bairro da Barra, em frente à praça do pescador, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, atual Capela de Santo Amaro, é um símbolo histórico e inegável da comunidade. Mais conhecida como Igrejinha da Barra, o consenso popular afirma que a capelinha teria sido inaugurada em 1758. Porém, as fontes não comprovam sua existência neste período. A primeira documentação sobre ela aparece somente no século seguinte, na Lei Provincial de 28 de março de 1840, que autorizava sua construção. Sendo assim, ela é a primeira igreja de Balneário Camboriú e uma das mais antigas de Santa Catarina.
Pelas especulações, o material utilizado na construção da capela foi pedra bruta, conchas, areia e argamassa à base de óleo de baleia. Porém, a informação que faz parte do imaginário popular não foi comprovada pelo relatório da análise de amostra de reboco, realizada pelo Laboratório de Materiais do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Fundação Catarinense de Cultura.
O Bairro da Barra em Balneário Camboriú é considerado o berço dessa cidade que possui 55 anos. Ali você encontrará no alto de um monte uma pequena e singela capelinha, edificada em 1810 aproximadamente. A Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso com sua arquitetura colonial e que se tornou um símbolo da cidade, já não é mais Matriz e hoje carrega o nome de Capela de Santo Amaro. Está entre as mais antigas de Santa Catarina, sendo que o prédio foi tombado, em 1998, pelo Patrimônio histórico do Estado e do Município. Em 2008, ele teve uma intervenção de restauro o que trouxe inclusive as cores originais para o interior da Capela.
A Capela de Santo Amaro compõe todo cenário açoriano do bairro da Barra. Outras construções integram essa arquitetura, como a Casa Linhares que é considerada um ponto de cultura. Ali a Praça do Pescador com grandes árvores harmonizam um ambiente bem aconchegante. Há alguns anos o local ganhou a famosa Passarela da Barra ligando então o bairro a Barra Sul. Em breve, também será construído um mercado público, uma vez que a atividade da pesca artesanal continua a sustentar muitos moradores da região.
O Bairro além de possuir um resgate histórico de como tudo começou em Balneário Camboriú, traz ainda algumas atividades culturais de relevância na região. Ali se encontra, por exemplo, o grupo de Maracatu Nova Lua. Ocorre também a Festa do Bom Sucesso, no mês de julho, próximo às comemorações do aniversário da cidade. Além das apresentações artísticas, as barraquinhas trazem gastronomia típica e a tradicional tainha na brasa não pode faltar. Nesse período ocorrer ainda o Arrancadão de Canoas Artesanais, uma disputa saudável entre pescadores que atrai muito o público. Na festa acontece ainda o arremesso de tarrafa, cabo de guerra, dominó e diversas outras atividades.
Moradores locais e histórias contam que no dia da assinatura da Lei Áurea, que levou o Brasil a abolir a escravatura, escravos locais tocaram o sino por 24 horas ininterruptas. Isso inclusive levou a rachadura do sino. O sino continua dentro da Igreja disponível a visitação. E novo sino que o substituiu é algo muito simbólico para os moradores locais.