Praia da Galheta | Laguna – Foto por: Geraldo D’Alascio – Wikimedia Commons
Considerada um dos refúgios da cidade, a Praia da Galheta é dona de grande beleza natural, além de um espaçoso litoral. Costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada, que aproveitam para relaxar, tomar um refrescante banho de mar e repor as energias. No restante do ano, fica praticamente deserta, sendo frequentada por alguns pescadores e surfistas.
Com uma larga faixa de areia clara e fina, que chega a formar algumas dunas, a Praia da Galheta encanta com sua paisagem. As águas transparentes, agitadas e com boas ondas são irresistíveis para um mergulho refrescante. É o paraíso dos surfistas, especialmente no verão, quando é possível admirar suas manobras.
Além de ser propícia para a prática de esportes aquáticos como surf, a Praia da Galheta também é um lugar perfeito para passear, fazer um piquenique à beira-mar, caminhar e explorar trilhas. Com seus 3 km de extensão, é o destino certo para aqueles que preferem locais mais desertos, seja para construir uma casa de veraneio, ou passar alguns dias em contato com a natureza.
Apesar de sua tranquilidade e afastamento da cidade, a Praia da Galheta conta com serviços de pousadas, casas para aluguel, restaurantes e lanchonetes, atendendo às necessidades dos visitantes. Vale ressaltar que é aconselhável levar alimentos e bebidas, pois a praia não possui infraestrutura diretamente próxima.
O acesso à Praia da Galheta é feito a partir da travessia dos Molhes da Barra, por meio de balsa. É um caminho que vale a pena percorrer para desfrutar de momentos de paz e harmonia com a natureza. Com 1 quilômetro de orla, que se estende da entrada da Galheta na divisa com o Ypuã ao norte e a ponta da Galheta ao sul, a praia é bastante procurada por surfistas e veranistas.