A Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos é um tesouro histórico e arquitetônico localizado em Laguna. Com uma história que remonta ao século XVIII, essa igreja encanta a todos os seus visitantes com sua beleza e riqueza de detalhes.
Construída em substituição a uma antiga capela de pau-a-pique erguida em 1696, a atual matriz foi edificada em 1735 para acomodar o crescente número de fiéis da comunidade. Seus altares são exemplos magníficos do estilo barroco, com colunas, portas e bancos feitos de diversas madeiras, trazidas de Portugal e do Brasil, como o Pau-Brasil e a Canela.
Ao adentrar a igreja, é impossível não ficar maravilhado com sua arquitetura e os detalhes em ouro que adornam as imagens. Destaque especial é dado à pia batismal, esculpida em uma única peça de rocha gnaise, trazida de Portugal no início do século XVIII. Além disso, não se pode deixar de mencionar a tela de Nossa Senhora da Conceição, pintada por Victor Meirelles em 1856, em Roma.
Um dos pontos mais interessantes da igreja é a imagem de Santo Antônio, esculpida por um autor desconhecido. Com 1,68 metros de altura, mesma estatura do santo em vida, ela foi cuidadosamente criada de forma que o rosto pode ser visto de todos os lados, observando os fiéis. A emoção é palpável ao entrar na igreja e se aproximar da imagem, pois, segundo relatos, o santo parece sério à distância, mas logo revela um sorriso acolhedor.
Além de seu valor histórico e arquitetônico, a igreja também abriga diversas obras de arte, como a famosa pintura de Victor Meirelles, “Imaculada Conceição – La Madonna”, e a escultura de Santo Antônio em tamanho natural, feita na Bahia no século XVIII. Os restos mortais de Anita Garibaldi, importante figura histórica, também estão enterrados na capela-mor da igreja.
A Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos é um local sagrado que merece ser visitado por todos aqueles que apreciam a arte sacra e se encantam com a história e a beleza da região.
Vale lembrar que sua preservação e tombamento como patrimônio histórico são fundamentais para preservar a memória e compreender mais da história do Brasil.