Casa colonial no Centro Histórico de Garopaba – Foto por: Sidnei Cordeiro | Flickr
Ao caminhar pelas ruas estreitas e modestas, é possível vislumbrar casas antigas, algumas de madeira e com traços arquitetônicos do século XIX, que guardam parte da rica história de Garopaba. É como se cada morada contasse sua própria história, em perfeita harmonia com a Praça 21 de Abril e a imponente Igreja São Joaquim, que nos envolvem em uma atmosfera cultural cativante.
O Centro Histórico é o berço da ocupação e formação do território de Garopaba por meio da imigração açoriana. Percorrer suas ruas é mergulhar no espírito de uma pequena vila de pescadores, tal como Garopaba foi um dia. Um aspecto que torna esse espaço singular é a presença da antiga armação baleeira São Joaquim de Garopaba, cujos vestígios ainda podem ser apreciados em sua paisagem. É importante mencionar que a construção dessa estrutura contou com a participação da mão de obra escrava de afrodescendentes. Imponente e majestosa, em frente à Praça 21 de Abril, encontra-se a Igreja São Joaquim de Garopaba, um símbolo de fé e tradição.
Atualmente, o Centro Histórico de Garopaba tem se desenvolvido como um vibrante centro cultural, abrigando galerias de arte, lojas de artesanato e eventos culturais de destaque, como o Pintura ao Ar Livre. Essa iniciativa de revitalização e transformação do espaço foi impulsionada pela Associação de Moradores do Centro Histórico e pelos próprios moradores locais.
Ao visitar o Morro da Embratel e contemplar a deslumbrante vista da cidade, não deixe de mergulhar nas histórias que ganham vida no Centro Histórico de Garopaba. Este é um convite para conhecer a rica cultura e preservar o legado de uma cidade que prosperou através do mar e das tradições ancestrais. Garopaba está pronta para cativar você com seu passado, presente e futuro enraizados em suas ruas históricas.