Ponta do Galeão – Fonte da foto: Mapio.net
Garopaba, uma cidade encantadora no litoral de Santa Catarina, é um tesouro repleto de belezas naturais e mistérios históricos. Entre a Praia da Vigia e a Silveira, encontra-se um costão com paisagens magníficas que guarda segredos fascinantes.
Um desses segredos é a Ponta do Galeão, uma das pontas deste costão. Dizem que em 24 de junho de 1525, o navio Galeão San Gabriel, comandado pelo espanhol Dom Rodrigo de Acuña, ancorou nessa região para se proteger de uma tempestade. É aqui que encontramos um dos sítios arqueológicos mais interessantes de Garopaba – inscrições rupestres gravadas nas rochas de diabásio em formas geométricas. A origem, a datação e o significado dessas inscrições são um mistério até hoje, deixando espaço para teorias e especulações.
Não muito longe dali, um outro ponto enigmático desperta nossa curiosidade – o “Guardião do Sol” ou “Pedra da Esfinge”. Uma imponente formação rochosa em formato de cabeça gigante, com quase 9 metros de altura. Sua origem e como foi formada são questões que desafiam tanto a geologia quanto a arqueologia. Ambos os locais passam despercebidos pelos menos atentos, mas a observação se torna ainda mais rica quando acompanhada por um condutor ambiental local. Procure um profissional credenciado no Centro de Atendimento ao Turista ou através de uma agência turística para desbravar esses tesouros com segurança e informações privilegiadas.
Se você é apaixonado pela beleza natural e pelos registros históricos, não deixe de visitar a Ponta do Galeão, uma das atrações turísticas mais fascinantes de Garopaba. Entre a Praia da Vigia e a Praia do Silveira, esse costão rochoso abriga inscrições rupestres que continuam envoltas em mistério, aguardando para serem decifradas.