Foz do Rio Cubatão do Sul, diante da baia sul da Ilha de Santa Catarina. Visão obtida a partir do Morro do Cambirela. No município de Palhoça, Santa Catarina, Brasil. – Foto por: André Ganzarolli Martins | Wikimedia Commons
DE AUTOMÓVEL: O acesso a Palhoça é feito pela rodovia BR-101, tanto pelo sul como pelo norte do estado. Outras opções de acesso podem ser feitas pelo município de Santo Amaro da Imperatriz (via BR 282) e diretamente de São José (via intermunicipal).
DE AVIÃO: As principais companhias aéreas possuem vôos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro para o aeroporto de Florianópolis, distante 30 km de Palhoça.
DE ÔNIBUS: As empresas que fazem a linha Florianópolis/Palhoça são a Paulotur, que sai do Terminal da Prainha, em Florianópolis, e a Jotur, que tem linhas saindo do mesmo terminal e também do Terminal Integrado do Centro – TICEN. A Paulotur opera em vários horários (a partir da 6h20 da manhã) para várias praias. O telefone da empresa é (48) 3244-2777. Já quem pensa em conhecer a Pinheira e a Guarda do Embaú, a Paulotur (ônibus executivo) dispõe de horários que variam das 7h às 20h20.
A Jotur não dispõe de ônibus para as praias de Palhoça, apenas para os bairros mais próximos de São José e Santo Amaro da Imperatriz. O telefone da empresa é (48) 3242-3377.
Durante o verão há também o circular Interpraias (Paulotur) que sai da Praia do Sonho e passa pela Pinheira, Guarda do Embaú, Garopaba, até chegar à praia da Ferrugem. A mesma linha também sai da Ferrugem com destino à Praia do Sonho.
VIA MARÍTIMA: A principal via marítima de acesso ao município é através do Oceano Atlântico. Para chegar ao município deve-se adentrar por uma das baías da Ilha de Florianópolis. (Em breve será implantado um sistema de transporte marítimo regular na região metropolitana de Florianópolis).