Projetada no estilo neo-gótico, a Catedral foi construída em pedra pelos padres franciscanos, com o Frei Egídio Lother liderando as obras como arquiteto construtor. Uma verdadeira obra de arte, ela apresenta sete projetos vindos da Alemanha, dos quais foi selecionado o mais magnífico.
Ao adentrar a Catedral, é impossível não se encantar com os vitrais importados da Alemanha, que emanam uma luz deslumbrante e nos transportam para a sensação de plenitude, eternidade e paz. No interior, destacam-se o altar-mor em estilo gótico, as esculturas do Senhor dos Passos e da Nossa Senhora das Dores, feitas por um renomado imagineiro também alemão. Suas delicadas expressões e os drapeados dos mantos dos Santos impressionam pela sua beleza.
Em 17 de janeiro de 1927, com a criação do Bispado de Lages, a igreja matriz foi elevada à categoria de Catedral Diocesana. Com sua imponente arquitetura gótica e construída com blocos de pedra laje – da qual a cidade de Lages deve seu nome – a Catedral é um marco histórico e cultural em Santa Catarina.
Além de ser um local sagrado, a Catedral Diocesana de Lages é um ponto turístico imperdível para quem busca admirar a beleza arquitetônica e capturar lindas fotos. Em 2001, esse tesouro foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Catarina, reconhecendo sua importância para a região.