Selecione a página

Categoria: São Joaquim

Igreja Matriz de São Joaquim

A Igreja Matriz de São Joaquim é uma construção imponente localizada na Praça João Ribeiro. Toda feita em pedra basalto, uma rocha ígnea escura retirada dos morros próximos e transportada por carro de boi, a obra começou em 1918 sob liderança do Padre João Casale. Após um período de paralisação, a construção foi retomada pelo Padre João Batista Vieceli e concluída em 1957 com o Padre Blévio Oselame. As torres da igreja foram deixadas inacabadas propositalmente, representando coroas em homenagem a Maria, mãe de Jesus Cristo, como rainha do céu e da terra.

consulte Mais informação

Pinheirão de São Joaquim

A maior araucária do Brasil e possivelmente da América do Sul está localizada em São Joaquim, no distrito de Pericó, dentro da Fazenda e Pousada Pinheirão. Conhecida como o “Pinheirão de São Joaquim”, essa árvore milenar tem uma idade estimada em cerca de 900 a 1.000 anos, e impressiona pelas suas dimensões: 39,2 metros de altura, 3,25 metros de diâmetro, 10,21 metros de circunferência (com medições de 2016) — embora alguns estudos indiquem até 15,20 metros de circunferência. Trata-se de uma fêmea da variedade Caiová, que ainda produz pinhas e permanece viva e imponente a 1.300 metros de altitude, próxima à divisa com Urubici.

consulte Mais informação

Cachoeira do Pirata

A Cascata do Pirata, localizada em São Joaquim, é uma das joias naturais da Serra Catarinense. Situada a cerca de 19 km do centro da cidade, o acesso se dá por 12 km de asfalto pela SC-110 em direção a Bom Jardim da Serra e mais um trecho de estrada de terra, com bifurcações que exigem atenção às placas indicativas. A queda d’água está inserida na Fazenda Refúgio do Pirata, uma propriedade particular da família de Rogério Pereira, conhecido como “Pirata”, que há mais de 50 anos preserva o local.

consulte Mais informação
Carregando