Cidade de Treze Tílias – Rota da Amizade – Oeste de Santa Catarina – Brasil
Distâncias de Treze Tílias:
– Florianópolis – 470 km
– Curitiba – 400 km
– Chapecó – 190 km
– Joaçaba – 32 km
➣ Como chegar
Principais atrativos de Treze Tílias:
Termas Internacional Vale dasTílias e Parque Lindendorf (Cidade das Tílias).
➣ Balneabilidade
Treze Tílias é a maior colônia austríaca do Brasil, considerada a “Tirol brasileira”. A cidade fica entre colinas e belos jardins; sua arquitetura urbana tipicamente austríaca pode ser vista nos detalhes das sacadas, floreiras, entalhes em madeira das casas em estilo Alpino.
Situada no meio oeste do estado de Santa Catarina, Treze Tílias foi fundada em 1933 pelo ministro da Agricultura da Áustria, Andreas Thaler, e seus imigrantes vindos da Europa em dificuldades.
O nome da cidade vem da tradução do título de um poema de Wilhelm Weber, Die Dreizehnlinden (Treze Tílias). Tília é uma árvore carcaterística do Hemisfério Norte e hoje já é possível encontrá-la na cidade.
Treze Tílias é uma pequena cidade, sossegada e muito hospitaleira, dispondo de boa estrutura hoteleira, com aproximadamente 500 leitos. Lá o turismo acontece praticamente o ano todo, apenas com baixa temporada entre os meses de junho a agosto.
Atrativos Turísticos
Além da cultura austríaca, dos aconchegantes hotéis, a cidade ainda oferece como atrativos o parque Lindendorf com shows de música típica, a minicidade de madeira, o museu municipal Andréas Thaler e o Termas Internacional Vale das Tílias, parque aquático abastecido por fonte própria de águas termo-minerais.
Outro atrativo é a gastronomia típica que serve pratos como chucrute, apfelstrudel, gulash e outros.
Treze Tílias é também conhecida como a capital catarinense da escultura em madeira.