Construída entre os anos de 1953 e 1963, a Igreja São Paulo Apóstolo é um exemplo notável da arquitetura religiosa moderna, assinada por Gottfried Böhm, falecido recentemente aos 101 anos. Sua imponente torre de 45 metros de altura, que também é um cartão-postal da cidade, abriga três sinos eletrônicos que ecoam pela região.
A história dessa igreja remonta a 1868, quando a pedra fundamental da antiga Igreja Matriz São Paulo Apóstolo foi abençoada durante a gestão do Padre Guilherme Antonio Roemer. Em 1876, a Matriz foi oficialmente abençoada, fruto do projeto do renomado arquiteto Henrique Krohberger. O Padre José Maria Jacobs assumiu como o primeiro pároco da igreja pouco tempo depois.
Em 1878, a Igreja foi estabelecida como Paróquia São Paulo Apóstolo pelo bispo do Rio de Janeiro, e, no ano de 1892, os primeiros franciscanos, freis Lucínio Korte e Zeno Walbroehlos, chegaram à cidade para dar continuidade aos trabalhos paroquiais e no Colégio São Paulo. Em 1923, foi lançada a pedra fundamental para a expansão da igreja, culminando com a primeira missa celebrada em 1926 pelo bispo de Florianópolis, Dom Joaquim Domingues de Oliveira.
O crescimento da igreja continuou ao longo dos anos, com a inauguração do órgão de tubos durante a Páscoa de 1927 e a bênção de três novos sinos em 1928, dedicados a Jesus Cristo, Maria Santíssima e São José. No entanto, em 1956, foi concedida a licença para a demolição da antiga igreja e construção da atual Catedral São Paulo Apóstolo, inaugurada em 25 de janeiro de 1958.
Hoje em dia, a Catedral São Paulo Apóstolo é uma parada imperdível para os visitantes de Blumenau. Além de apreciar sua beleza arquitetônica, os visitantes podem explorar seu interior e apreciar os vitrais deslumbrantes.