Praias
   
Outros
   

Praias para todos os gostos Voltar ao topo da página












 

A diversidade natural do Balneário Morro dos Conventos serve de cenário tanto para um final de semana de descanso, quanto para um agitado dia de esportes radicais.

Praia Morro dos Conventos

 

Todos os anos, o principal balneário do município de Araranguá atrai turistas da região sul de Santa Catarina e de estados vizinhos. Distante 10 km do centro da cidade, o local garante tranqüilidade aos visitantes que procuram a região para passar férias, seja nos hotéis, campings ou em casas de aluguel. Se a opção for a prática de esportes, as possibilidades são muitas, desde o surf e vôo livre, até sandboard, rapel e esportes náuticos como jet ski e windsurf.


Rio Araranguá

 

Famosos pela beleza da cor de suas águas, que alternam entre o verde e o azul, o rio Araranguá realiza outro belo espetáculo no seu encontro com o mar.

Pouco antes da foz, o rio percorre paralelamente à praia, cercado pelas dunas em sua margem direita. Na barra do rio é possível também acompanhar a pesca artesanal, ainda realizada na região.


Lagoas

 

As duas principais lagoas de Araranguá estão a menos de 10 km do centro, entre a BR 101 e as Praias. Na maior delas, chamada de Lagoa da Serra ou Lago Azul, o acesso pode ser feito por campings, que cobram por diária, de acordo com a opção do visitante, ou em áreas livres, onde é possível passar o dia na beira da lagoa. Já o Lagoa Dourado, que fica ao lado da rodovia que da acesso ao balneário de Morro dos Conventos, é procurado especialmente para a prática de esportes náuticos. Nas suas margens fica localizado um camping com completa infra-estrutura para o turista.


Trilhas ecológicas

 

Os aventureiros encontram nesta faixa do litoral o cenário perfeito para a prática de trekking. Uma das opções é percorrer as trilhas aos pés do Morro dos Conventos, passando por dunas, vegetação de restinga e chegando ao rio.


Balneário de Ilhas

 

Uma antiga colônia de pescadores, às margens do rio Araranguá e do mar, que conta parte da história da cidade. Hoje, os moradores da pequena comunidade dividem espaço com turistas de cidades vizinhas que aproveitam a tranquilidade do lugar para descansar em um praiado na beira do rio. Uma das tradições do local é o artesanato feito com o junco. A fibra vegetal serve de matéria prima para a confecção de esteiras de praia e artigos de decoração. Conversando com os moradores é possível conhecer os artesãos mais antigos e que ainda produzem algumas peças para comercialização.

A recompensa pela visita ao balneário já começa pelo trajeto que o turista irá fazer. Depois de chegar ao balneário Morro dos Conventos, um percurso de 3 km em estrada de chão batido leva o visitante à balsa que faz a travessia do Rio Araranguá. Nesse ponto do passeio é possível avistar a lateral do Morro dos Conventos, em composição com as dunas e o rio. Após a travessia, são mais 5 km por estrada de chão (em boas condições de tráfego), apreciando um cenário rural e também a vegetação nativa. Outra opção de trajeto é a partir do Distrito de Hercílio Luz. (link)

Além da bela paisagem do encontro do rio com o mar, a barra permite ao turista acompanhar a pesca artesanal ainda feita na região, e que muitas vezes conta com a presença dos botos, que ajudam os pescadores na localização dos cardumes .

 



Copyright© 2002 - 2015 - Multinet Sistemas Ltda
Guia Santa Catarina - Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco
 

 
Cidades:
Araranguá
Balneário Camboriú
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Garopaba
Governador Celso Ramos
Itajaí
Itapema
Jaraguá do Sul
Joinville
Laguna
Palhoça
Penha
Piçarras
Piratuba
Porto Belo
Santo Amaro da Imperatriz
São Francisco do Sul
Treze Tílias
Florianópolis
Guia Floripa - O Endereço de Florianópolis na Internet