Visão áerea de Lages – Foto de: Prefeitura de Lages
Cidade de Lages – Serra Catarinense – Sul de Santa Catarina – Brasil
Distâncias de Lages:
– Florianópolis – 114 km
– Blumenau – 65 km
– Balneário Camboriú – 35 km
– Aeroporto de Navegantes – 8 km
– Joinville – 70 km
– Porto Alegre – 600 km
– Curitiba – 190 km
– São Paulo – 590 km
➣ Como chegar
Principais atrativos de Lages:
História e turismo rural
➣ Balneabilidade
Localizada no centro do Planalto Serrano de Santa Catarina, Lages ainda conserva o clima tropeiro da época de sua fundação. As temperaturas são agradáveis no verão e podem chegar abaixo de 0ºC no inverno. Quem curte o aconchego das conversas ao redor do fogo de chão, tradição tem muito o que fazer na cidade, que preserva estas características em suas fazendas.
Com cerca de 160 mil habitantes, Lages tem a tranquilidade de uma cidade pequena. Mas quem gosta de agitação também tem seu lugar. Os bares e boates ficam cheios nos finais de semana e mostram que o lageano sabe se divertir. Lages é assim: hospitaleira e agitada.
Festa do Pinhão
Se a visita a cidade for programada para o feriado de Corpus Christi, o visitante encontrará Lages em época de Festa do Pinhão. A festa é realizada anualmente, sempre nessa época do ano, e tem, entre suas atrações, shows nacionais, apresentações e bailes gauchescos, mostras culturais e artesanato da região. Os turistas ainda podem experimentar a culinária feita com pinhão e, se tiverem sorte, podem enfrentar temperaturas bem próximas de zero.
História
A história de Lages inicia-se em 1766, quando o governador da Capitania de São Paulo – que se estendia até a região – incumbiu o bandeirante Antônio Correia Pinto de Macedo de fundar um povoado. A localidade deveria servir como defesa contra a invasão dos espanhóis que cobiçavam as terras, ao mesmo tempo em que oferecia proteção aos tropeiros e viajantes que cruzavam o Planalto Serrano transportando gado do Rio Grande do Sul para São Paulo. A fundação do povoado de Nossa Senhora dos Prazeres dos Campos das Lajens foi oficializada em 22 de novembro de 1766. Em maio de 1771, a povoação foi elevada à categoria de vila, permanecendo assim até 1820, quando foi desanexada de São Paulo e passou a fazer parte de Santa Catarina.
A partir da década de 50 do século XX, a cidade inicia seu ciclo de exploração da madeira. Nessa época, Lages enriqueceu bastante, tornando-se um pólo estadual de política e cultura. A indústria madeireira tem seu espaço até hoje em Lages. Mas se ontem se explorava a araucária, hoje se explora o pinus e o eucalipto.
Turismo Rural
Com todas essas origens, Lages é o berço do turismo rural no Brasil. Foi na década de 80 que as fazendas abriram suas portas para visitantes e turistas. Lages possui mais de 500 leitos em hotéis-fazenda. Vários desses estabelecimentos são conhecidos nacionalmente por oferecer hospedagem de qualidade. As fazendas ainda possuem programas típicos e tradicionalistas como bailes, passeios a cavalo, pesca em açudes, caminhadas e trilhas.