Guia Santa Catarina - Bombinhas - Pontos Turísticos

   
 

   

Principais pontos












 

Reserva Biológica Marinha do Arvoredo

 

Criada em 1990, a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é um dos grandes patrimônios naturais e arqueológicos do litoral brasileiro, formada pelas Ilhas do Arvoredo, Deserta, Galés e Calhau de São Pedro. Os melhores pontos de mergulho ficam nas ilhas das Galés e do Arvoredo. Nestes pontos, a profundidade fica entre cinco e 20 metros. A maior delas é a Ilha do Arvoredo com 270 hectares.

A Reserva é um importante centro de estudos científicos da fauna e flora marinha, por isso não são permitidas atividades como caça, pesca ou introdução de espécies silvestres ou domésticas, que possam modificar a sua constituição.

Em função de estar localizada numa área que recebe tanto correntes do Brasil (águas quentes) como das Malvinas (águas frias) a região abriga espécies de fauna e flora típicas de ambos os climas, com rica diversidade de aves, peixes, tartarugas marinhas e corais.

O local também é considerado um importante sítio arqueológico e histórico, com vestígios de ocupação humana (desenhos de figuras humanas) de cerca de 4.000 anos, como sambaquis, inscrições rupestres e até antigos sepultamentos. A Reserva do Arvoredo fica a cerca de 11km, tanto de Bombinhas quanto do norte da ilha de Santa Catarina.

 

Ilha do Arvoredo

 

A maior parte da Ilha está coberta pela Mata Atlântica, abrigando uma grande diversidade de flora e fauna (há espécies de aves, ofídio, répteis, quelônios e aves marinhas ou migratórias) terrestres. A vegetação é praticamente intacta e a pesca controlada. É também um dos melhores pontos de mergulho do Brasil e de fácil acesso. A profundidade da água varia de cinco a 20 metros, e a visibilidade pode chegar a 18 metros.


Ilha das Galés

 

A Ilha das Galés é um dos mais importantes locais de acasalamento de aves marinhas da costa brasileira. É lá também que aconteceu o naufrágio do cargueiro Lili, afundado em 1958 durante um nevoeiro. A embarcação encontra-se dividida ao meio e a uma profundidade superior a 5 metros. O mergulho lá pode ser feito até por iniciantes, podendo-se observar tartarugas marinhas, arraias e frades.

Outro local apropriado para o mergulho é o Portinho, bastante procurado por mergulhadores iniciantes e para a prática do snorkeling. Nesta enseada bem protegida é possível encontrar cavalos-marinhos, linguados e várias espécies de peixes pequenos e coloridos, que já estão habituados com a presença humana. Para os mergulhadores mais experientes, o lado de fora da ilha abriga peixes de grande porte como garupas e robalos.


Ilha Deserta

 

Um pouco mais afastada da costa, a Deserta é a menor ilha da Reserva e também um local importante para a reprodução de aves marinhas como o trinta-réis e o gaivotão. O mergulho lá é indicado somente para quem tem experiência, uma vez que o local é desabrigado e tem forte correnteza. A profundidade pode atingir os 40 metros. A vida marinha faz valer a pena os riscos do mergulho nesta região.


Ilha do Calhau de São Pedro

 

O acesso de barco até a ilha é bem difícil. O lugar é desabrigado e as correntes marítimas são muito fortes. Por isso só os mergulhadores mais experientes devem se aventurar por lá.


Ilha do Macuco (Amendoin)

 

Também conhecida como Ilha do Amendoim, Macuco faz parte do Parque Municipal do Morro do Macaco. Juntamente com as Ilhas do Arvoredo, Deserta, Galés e Calhau de São Pedro compõe a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Lá as águas são calmas e a ilha atrai mergulhadores e pescadores amadores.


Parque Municipal do Morro do Macaco

 

Situada na praia de Canto Grande, o Parque Municipal do Morro dos Macacos é um dos principais pontos turísticos de Bombinhas. Para chegar até o alto do Morro dos Macacos é necessário seguir uma trilha de aproximadamente 153 metros de altitude, que proporciona em seu cume uma bela vista do arquipélago do Arvoredo e das enseadas do Mariscal e Zimbros. No verão muitos turistas sobem até o Morro do Macaco para saltar de asas deltas e paragliders.


Mirante Eco 360º

 

O Mirante Eco 360º fica no acesso à praia da Tainha e proporciona uma visão de 360 graus de toda a região de Bombinhas, onde se pode curtir um dos mais belos nascer e pôr-do-sol. do litoral catarinense. O acesso, de carro, é obtido pelas praias de Canto Grande e Conceição, exigindo atenção em dias de chuva.


Parque Municipal da Galheta

 

Situa-se no costão à esquerda da praia de Bombas, numa área remanescente da mata Atlântica. Recebe em torno de 5.000 visitantes ao dia na alta temporada.


Vila do Engenho

 

Localizado no centro de Bombinhas, a Vila do Engenho é um verdadeiro museu vivo da cultura açoriana, onde é possível ver engenhos de farinha e cana-de-açúcar funcionando e produzindo melado e a "melhor farinha de mandioca do Brasil". A construção foi feita a partir de réplicas originais do primeiros colonizadores açorianos.


Engenho do Sertão

 

Espaço alterantivo e aberto a visitação pública que tornou-se um ponto de referência histórica para estudos acadêmicos, palestras e encontros culturais. Lá fica o acervo do Instituto Boimamão, com peças de engenho de farinha Horário, cujo objetivo é resgatar e preservar a história do município de Bombinhas.


Museu e Aquário Marinho do CEMAR (Centro de Estudos do Mar)

 

Primeiro museu particular do Estado de Santa Catarina com cerca de 3.000 invertebrados marinhos dentre os quais estão as esponjas, corais, , estrelas, siris, conchas, lagostas, caranguejos, ouriços, caramujos e pepinos do mar. Há também uma sala com aquários de espécies marinhas locais.

 
 

Casa do Homem do Mar

 

Criado pelo Instituto Soto Deltorre e mantido em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí, o Museu Naval Casa do Homem do Mar tem 1,8 mil metros quadrados onde estão expostas cerca de mil peças que mostram a relação do homem com o mar ao longo do tempo. São mais de vinte tipos de canoas, ferramentas e uma seção destinada ao pescador. A instituição ainda mantém uma biblioteca especializada e acervo classificado.

 





Copyright© 2002 - 2015 - Multinet Sistemas Ltda
Guia Santa Catarina - Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco
 

 
Cidades:
Araranguá
Balneário Camboriú
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Garopaba
Governador Celso Ramos
Itajaí
Itapema
Jaraguá do Sul
Joinville
Lages
Laguna
Palhoça
Penha
Piçarras
Piratuba
Porto Belo
Santo Amaro da Imperatriz
São Francisco do Sul
Treze Tílias
Florianópolis
Guia Floripa - O Endereço de Florianópolis na Internet