Distâncias de Governador Celso Ramos:
– Aeroporto Florianópolis – 55 km
– Florianópolis- 49 km
– Aeroporto Navegantes – 93 km
– Porto Alegre – 517 km
– Curitiba – 262 km
➣ Como chegar
Principais atrativos de Governador Celso Ramos:
Praias, ilhas, trilhas.
Prepare-se para conhecer um município paradisíaco. Entre morros cobertos de vegetação nativa, pastos e costões, o recortado litoral da península de Governador Celso Ramos revela cenários quase que intocados, praia após praia. Ao todo, são 23 oficialmente reconhecidas, mas de acordo com mapeamentos de historiadores, estudantes e moradores do município, Governador Celso Ramos possui cerca de 50 praias de águas claras, cercadas por muito verde. As tonalidades ofuscantes do mar deste precioso lugar lhe conferem o posto de município integrante da chamada orla das esmeraldas.
As comunidades que compõe a cidade são essencialmente de pescadores. E não é preciso muito tempo para entrar no clima dos pequenos vilarejos em que a pesca é a principal, se não a única, fonte de renda. Os homens estão quase sempre envolvidos com atividades da lida do mar: confeccionando tarrafas, descarregando peixe, camarão e moluscos dos barcos, limpando e encaixotando o pescado. Às mulheres, cabe realizar as tarefas domésticas, além de colaborar nas cooperativas da comunidade. Toda esta parceria faz da pequena cidade a maior produtora de marisco de cultivo de Santa Catarina.
O turismo em Governador Celso Ramos é feito basicamente por famílias ou jovens atraídos pela promessa de paisagens e ondas perfeitas. Não há, pode-se dizer que felizmente, a movimentação frenética, típica de cidades que possuem alternativas de turismo organizado, guiado e com grandes infra-estruturas. Por isso, vive-se na cidade o clima das comunidades simples.
Este é o grande barato de estar em Governador Celso Ramos: viver a tranqüilidade e os costumes dos nativos, desvendando novos e mais belos visuais, sempre respeitando ao patrimônio histórico e natural da cidade, com a certeza de poder banhar-se em águas cristalinas, usufruindo uma paz infinita. Neste sentido, a natureza foi bastante generosa com o município que está inserido nas áreas de proteção ambiental de Anhatomirim e da baleia Franca.
A vila de pescadores com 250 anos de história foi sede do maior e mais importante núcleo baleeiro catarinense. A praia da Armação da Piedade era ponto de partida de escravos e arpoadores que se arriscavam em precárias embarcações na incerta missão de capturar as baleias Franca. Atualmente os cetáceos procriam e amamentam seus filhotes em águas catarinenses protegidas por leis ambientais.
A região integra, ainda, a reserva biológica Marinha do Arvoredo, santuário de espécies raras da flora e da fauna, o que a torna um dos melhores locais para mergulho do país. Não é à toa que as praias de Governador Celso Ramos são escolhidas por celebridades de diversas partes do mundo para o veraneio. Muitas mansões com acesso exclusivo às praias particulares são de personalidades conhecidas do show business e viram atração na hora de se escolher roteiros para passeios de barco.
Os grandes hotéis e pousadas, geralmente, ficam localizados na parte mais central do município, aliando a tranqüilidade dos balneários às atividades de aventura oferecidas pelo segmento de turismo rural. Programações que incluem cavalgada, trilhas ecológicas, rafting, arvorismo, rapel e saltos de tirolesa, são apenas algumas das opções para quem quer ir além dos famosos passeios de escuna.
Preparado para partir? Então lá vão as últimas dicas para que você passe momentos inesquecíveis em Governador Celso Ramos: primeiro, o ideal seria possuir (ou alugar) um carro. Assim você pode desbravar quase todas as praias, que são relativamente próximas. Mas se isso não for possível, também existem alguns itinerários de ônibus que partem da capital com freqüência. Depois, é preciso estar preparado para enfrentar acessos à praia exclusivos para pedestres, geralmente por meio de trilhas. Mas fique tranqüilo, pois a maior parte dos percursos é de fácil acesso, no máximo 20 minutos de caminhada, sem grandes obstáculos. Para tanto, lembre-se de levar: um par de tênis, um bom protetor solar e muito repelente de mosquitos. E não se esqueça de que grande parte das praias é deserta. Tenha na mochila algo para beber e se quiser tornar tudo ainda mais perfeito, carregue uns tira-gostos para curtir o visual sem pressa para voltar.