Festas
   
Farra do Boi
   

Manifestações Culturais Voltar ao topo da página















 

As comunidades pesqueiras possuem diversas festividades ligadas à tradição e a fé católica. Além disso, o município é um dos maiores praticantes e defensores do antigo costume da farra do boi de Santa Catarina, quiçá do Brasil.

Festas

 

Abaixo, seguem os meses de comemoração de cada festividade:

Janeiro – Festa de São Sebastião
Fevereiro – Festa da Padroeira Nossa Senhora dos Navegantes
Maio – Festa de Santa Cruz
Junho – Festa de São Pedro
Julho – Festa do Divino Espírito Santo
Outubro – Festa de Nossa Senhora Aparecida
Novembro (6) – Aniversário do Município.

 

Farra do Boi

 

Esta tradição cultural polêmica foi trazida ao Brasil por imigrantes açorianos há cerca de 250 anos. Assim como a farra do boi, vieram também a renda de bilro, os laços de fitas, o boi de mão entre outras tradições. Acontece em diversos locais do litoral de Santa Catarina como na Praia dos Ingleses, Ribeirão da Ilha, Pântano do Sul, Garopaba, Bombinhas e principalmente em Governador Celso Ramos.

O significado original do ritual teria uma conotação simbólica-religiosa referente à Paixão de Cristo, onde o boi representaria Judas (o traidor). Outros entendem que o animal simboliza Satanás e através da tortura do diabo as pessoas se livrariam de seus pecados.

A farra do boi, a partir da década de 80, começou a ser muito combatida por grupos ecológicos que passaram a fazer intensa campanha contra o ritual por considerá-lo cruel com o animal. Em 1997, o Supremo Tribunal Federal emite o acórdão que considera a farra do boi inconstitucional e determina que Santa Catarina "adote as providências necessárias para que não se repitam essas práticas". No ano seguinte, com a promulgação da Lei de Crimes Ambientais (9605/98), a farra do boi é criminalizada. Em 2000, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina expede despacho mantendo em R$ 500 por dia a multa fixada ao Estado por descumprir a decisão do STF. Em 2007, a Câmara de Vereadores de Governador Celso Ramos edita um projeto de lei regularizando a prática e a enquadrando como patrimônio cultural do município. Além de ter o nome alterado para a "Brincadeira do Boi", o projeto prevê também responsabilidades civis ao organizador em caso de excessos ao animal e ferimentos a terceiros, além de outras regulamentações.


 



Copyright © 2002 - 2015 - Multinet Sistemas Ltda
Guia Santa Catarina - Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco
 

 
Cidades:
Araranguá
Balneário Camboriú
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Garopaba
Governador Celso Ramos
Itajaí
Itapema
Jaraguá do Sul
Joinville
Lages
Laguna
Palhoça
Penha
Piçarras
Piratuba
Porto Belo
Santo Amaro da Imperatriz
São Francisco do Sul
Treze Tílias
Florianópolis
Guia Floripa - O Endereço de Florianópolis na Internet