Guia Santa Catarina - Governador Celso Ramos - Pousadas, Hotéis, Restaurantes.

   
 

Ilhas

Pontos Turísticos Voltar ao topo da página















  "Estar turista" em Governador Celso Ramos é mergulhar nas águas de esmeralda ou no clima de armações. Aproveite para curtir a natureza, nadar com a família em água de temperatura agradável e cristalina, andar de cavalo, comer peixe.

Mas não deixe de visitar alguns lugares que fazem desta península um lugar mágico e encantador.


Ilha de Anhatomirim

 

A ilha de posição estratégica, no século XVIII, representou o terceiro vértice de um sistema triangular de defesa português. Formado pelas fortalezas de: Santa Cruz (construída da ilha de Anhatomirim em Governador Celso Ramos), de São José da Ponta Grossa (na praia do Forte em Florianópolis) e de Santo Antônio de Ratones (sobre a ilha de Ratones, também na capital do Estado), este sistema deveria proteger a Barra Norte da Ilha de Santa Catarina das investidas estrangeiras, principalmente espanholas.

Entretanto, alguns episódios se destacam na história das fortalezas, particularmente a tomada de Nossa Senhora do Desterro (hoje, Florianópolis) a partir da dominação dos fortes pelos espanhóis, em 1777. E mais tarde, o episódio dramático ocorrido durante a Revolução Federalista, em 1894, quando os revolucionários colocaram-se contra a política de Floriano Peixoto, então vice-presidente em exercício.

Em outubro de 1893, a Assembléia solidarizou-se com os revoltosos, declarando Santa Catarina estado separado da União, enquanto Floriano Peixoto permanecesse na Presidência da República. A reação federal veio em abril de 1894, com a chegada à Desterro do Coronel Antônio Moreira César, delegado do Governo Federal. Ele ordenou várias prisões e o fuzilamento de dezenas de pessoas na Fortaleza de Santa Cruz.

O forte possui 2.678 metros quadrados construídos essencialmente por escravos e soldados. Os edifícios estão distribuídos na pequena Ilha de aproximadamente 45 mil metros quadrados. No seu conjunto destacam-se o majestoso Pórtico de Acesso, de inspiração oriental, a Escadaria em lioz português, o imponente Quartel da Tropa e a Casa do Comandante.

A fortaleza é Patrimônio Histórico Federal desde 1938 e, depois de restaurada na década de 1980, passou a sediar estações de aqüicultura e de oceanografia, exposições de artesanato típico e de arqueologia. Adotada pela Universidade Federal de Santa Catarina, nos últimos anos tem sido incorporada aos roteiros turísticos, com uma visitação que chega a 123 mil pessoas por ano.

Além do expressivo acervo arquitetônico da Ilha, sua paisagem natural peculiar insere-se em área de preservação ambiental. Para visitar a Fortaleza é cobrada uma pequena taxa de manutenção de R$ 4,00. Estudantes, mediante comprovação, pagam metade do valor, e idosos com mais de 65 anos e crianças com menos de cinco anos estão isentas da taxa.

O horário de funcionamento é das 9h às 18h, durante a temporada (final de dezembro a final de fevereiro) e das 9h às 17h nos demais períodos do ano.

Conheça mais sobre a Ilha de Anhatomirim.

Conheça mais sobre a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim.

Conheça mais sobre as Fortalezas da Ilha de Santa Catarina.

  
 

Armação da Piedade

 

O local foi um importante núcleo de captura e manufatura de produtos provenientes da pesca da baleia entre os anos de 1740 e1742. A pesca atraiu colonizadores vindos das Ilhas dos Aores e da Madeira. Batizadas de Armao Grande ou da Nossa Senhora da Piedade as instalaes construdas em 5.327 m faziam daquela armao a maior e a mais importante do nosso litoral e a segunda mais importante do Brasil Colnia.

O negro escravo trazido da frica tinha papel fundamental nas construes, bem como no trabalho de limpeza e conservao da baleia. Ali foram construdos: senzalas, armazns, hospital, botica, casa de tanques, capela, casa de capelo, ferraria, casa dos feitores e a casa do administrador.

A Capela de Nossa Senhora da Piedade, localizada na beira da praia da Armao da Piedade uma atrao parte. Foi a primeira igreja edificada no Estado e comeou a ser construda durante a colonizao do municpio em 1738, sendo finalizada em 1745. Os traos coloniais portugueses com caractersticas regionais das igrejas setecentistas com fronto triangular, transformam a igreja num ponto turstico imperdvel aos amantes da histria e da religio.

Foi tombada atravs de lei municipal e pelo Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, juntamente com o cemitrio e as runas de uma senzala. A capela foi construda utilizando uma tcnica comum da poca: misturando conchas e cascalho ao leo de baleia. Este ltimo, matria prima mais rica e cobiada da pesca, conferia impermeabilidade s paredes dos antigos casares coloniais.


Paisagens Desertas

 

Existem várias praias e ilhas desertas em Governador Celso Ramos. É preciso desfrutar desta tranquilidade ao menos uma vez para que você possa realmente dizer que esteve neste encantador município. Experimente a trilha rápida da praia do Sicial ou atrevesse os pequenos costões das praias das Cordas, Defunto e Bananeiras chegando até a praia Grande.

 

Ou ainda, além dos tradicionais passeios de barco pela baía dos Golfinhos e ilha de Anhatomirim, você pode escolher outros roteiros a serem sugeridos na hora de contratar um serviço de passeio de barco particular. Muitos pescadores contornam ilhas desertas como a do Maximiliano e a de Palmas oferecendo outras opções para quem não consegue formar um grupo grande de pessoas, necessário para a travessia em embarcações maiores. Em alta temporada, cobra-se por pessoa, em média, R$ 50 a hora do passeio.


 





Copyright© 2002 - 2015 - Multinet Sistemas Ltda
Guia Santa Catarina - Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco
 

 

Cidades:
Araranguá
Balneário Camboriú
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Garopaba
Governador Celso Ramos
Itajaí
Itapema
Jaraguá do Sul
Joinville
Lages
Laguna
Palhoça
Penha
Piçarras
Piratuba
Porto Belo
Santo Amaro da Imperatriz
São Francisco do Sul
Treze Tílias
Florianópolis
Guia Floripa - O Endereço de Florianópolis na Internet